ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Capital vai usar armadilha contra o mosquito da dengue

Redação | 04/11/2009 17:27

Campo Grande vai utilizar armadilhas para capturar o mosquito transmissor da dengue e assim reduzir o índice da doença.

Os técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) que irão trabalhar com as armadilhas, começam a ser treinados nesta quinta-feira. O treinamento será acompanhado por oito pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e por quatro do Ministério da Saúde.

A solenidade que marca o início do treinamento está marcada para 8h30 com o secretário municipal de Saúde Pública, Luis Henrique Mandetta.

Campo Grande foi uma das quatro cidades brasileiras escolhidas pelo Governo Federal para receber o treinamento para o uso de armadilhas

O chefe do Serviço de Controle de Vetores do CCZ, Alcides Ferreira, explica que a Capital foi escolhida a participar do programa por ter atingido um nível elevado de organização nas ações de combate à dengue, após a experiência de uma epidemia.

O programa de utilização de armadilhas, segundo explica Ferreira, terá dois anos de duração. Durante esse período, as armadilhas serão colocadas por sete dias úteis de cada mês, nos bairros Guanandi, Vila Carlota e Vila Planalto. ssas regiões foram escolhidas pela alta densidade populacional.

O programa é custeado pelo Ministério da Saúde, que forneceu as armadilhas, os palm tops utilizados pelos agentes e um computador utilizado na organização das informações da distribuição das armadilhas.

A distribuição não é aleatória: segue cálculos matemáticos e critérios geográficos.

Nos siga no Google Notícias