ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

“Ainda há muito machismo”, diz membro da OAB ao comentar fala de vereador

Ordem apresentou nota de repúdio contra Roberto Durães, que fez declarações ofensivas à mãe do prefeito

Mayara Bueno | 06/05/2016 12:46
OAB-MS. (Foto: Arquivo)
OAB-MS. (Foto: Arquivo)

“Há muita intolerância e machismo ainda”, afirmou a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul), Tâmara Sanches, ao comentar sobre a polêmica fala do vereador Roberto Durães (PSC), que, em um aparte na Câmara Municipal, na terça-feira (3), falou, em um discurso que pouco tinha a ver com o assunto discutido, que “conhecia muito bem a mãe do prefeito” “no silêncio dos edredons”.

Segundo a presidente, que inclusive protocolou uma nota de repúdio ao parlamentar, hoje em dia fala-se em direito das mulheres e igualdade na sociedade, que, muitas vezes, “só existe na teoria”. “Na prática, ainda há muita intolerância. Estamos no caminho, mas o que tenho visto é que nossas conquistas ficam muito na teoria”.

Posicionamentos como o do vereador Roberto Durães, acrescenta, reforçam ainda mais pensamentos machistas e retardam ainda mais as conquistas das mulheres. “Meu posicionamento pessoal é que ele foi infeliz na declaração. É uma pessoa que não tem argumento”, disse.

Sobre a declaração, a OAB, inclusive, emitiu uma nota de repúdio ao vereador. No documento, assinado por três comissões, a Ordem repudia “com veemência a atitude machista do vereador, que ofendeu com palavras grosseiras a mãe do prefeito Alcides Bernal”.

A declaração aconteceu na terça-feira (3), quando Durães fez um aparte à fala do vereador Francisco Almeida Teles, o Chiquinho (PSD), defendia seu projeto de lei sobre iluminação pública. Durães, que sempre tece críticas ao prefeito, comentou sobre a fala do prefeito de que a Câmara Municipal é “uma corja”.

As palavras de Durães foram duras e proferidas junto de um sorriso irônico: “vou dar um recado para o prefeito. Eu conheço muito a senhora mãe dele, viu? Eu conheço demais aquela senhora mãe dele. Como eu conheço! Isso aqui é uma corja? Fala pra mãe dele quem eu sou que a mãe dele vai dizer sou eu, ainda mais no silêncio dos edredons”, afirmou.

Como pediu desculpas na sessão de ontem e pediu para o presidente do Legislativo Municipal retirar sua declaração da ata, o vereador fica imune de qualquer medida da própria casa de leis, mas pode sofrer punição se houver alguma representação externa pedindo a cassação de seu mandato por quebra de decoro.

Detalhe. O vereador só assumiu uma cadeira na Câmara porque é suplente da ex-vereadora Thaís Helena (PT) – ele mesmo concorreu vários pleitos, mas não se elegeu. Ela foi cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por compra de votos e Durães assumiu a vaga no fim do ano passado. O prefeito prometeu ir à Justiça contra o parlamentar por danos morais.

Nos siga no Google Notícias