ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Delegada diz que livro de registros da oncologia não é confiável

Renan Nucci | 07/08/2014 17:34
Farmacêutica prestou depoimento na tarde de ontem. (Foto: Marcelo Calazans)
Farmacêutica prestou depoimento na tarde de ontem. (Foto: Marcelo Calazans)

O livro de registros do setor de oncologia da Santa Casa de Campo Grande não é confiável, afirma a delegada Ana Cláudia Medina, da 1ª Delegacia de Polícia. O documento porta informações sobre as três mulheres que morreram após sessões de quimioterapia no hospital.

Segundo a delegada, durante depoimento da farmacêutica Rita da Cássia Junqueira Godinho, foi constatado que o livro apresentado por ela continha informações desencontradas que não batiam com dados relatados por familiares das vítimas, e pelos médicos José Maria Ascenço e Henrique Guessler Ascenço. Por este motivo, Medina alega que vai procurar novas fontes.

A delegada explica que Rita não foi a responsável por manipular o medicamento Fluorouracil (5-FU), administrado nas pacientes durante a quimioterapia, no entanto, a farmacêutica era quem registrava as manipulações no livro.

“O livro pode ser considerado falho, pois durante confronto com outros depoimentos e documentos, notamos que havia várias informações divergentes, principalmente quanto a manipulação e ao horário”, disse a delegada que na tarde hoje deve ouvir mais um farmacêutico e um enfermeiro.

Apesar destas constatações, Medina afirma que as investigações estão “se clareando”. “Ainda estamos longe de uma definição. É preciso mais dados e exames, mas as coisas estão se clareando. Acredito que em breve teremos um desfecho”, destacou.

Entre os dias 10 e 12 de julho, morreram Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos, em decorrência de complicações após sessões de quimioterapia. Além da Polícia Civil, também investigam os casos a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e uma comissão da Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias