ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

El Kadri ameaça fechar UTI de bebê; no HU, catapora impede internação

Hospital público não recebe recém-nascidos há cerca de 20 dias. Particular deu prazo para convênios aumentar repasse

Nadyenka Castro | 26/11/2012 12:30
UTI Neonatal do Hospital El Kadri. (Foto: Rodrigo Pazinato)
UTI Neonatal do Hospital El Kadri. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande está sem oito vagas de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal e pode perder mais 10, das 46 disponíveis em hospitais da Capital. É que a internação de prematuros no Hospital Universitário está impedida há cerca de 20 dias e o Hospital El Kadri ameaça fechar o setor.

Com a interdição do HU, Campo Grande fica com apenas 10 vagas exclusivas para atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde), leitos estes disponíveis no Hospital Regional. Os demais hospitais que atendem ao SUS – Santa Casa e Cândido Mariano – recebem também pacientes de convênios e particulares.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, o hospital não pode internar prematuros porque há um recém nascido, que foi transferido de outro hospital, com catapora. As internações não podem ser feitas devido ao risco de contaminação.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, explica que, além do bebê com catapora, o HU está com dificuldade para fechar a escala de pediatria. Situação que pode prejudicar o atendimento no setor e também na UTI neonatal. Conforme Mazina, pelo menos três pediatras da prefeitura prestam serviço no HU.

El Kadri –Enfermeira gerente do Hospital El Kadri, Rejane Silva Maroso explica que a UTI neonatal pode fechar caso os convênios não aumentem o valor dos repasses.

Segundo o hospital, a Unimed não reajusta o repasse há mais de um ano e os demais convênios há mais tempo. Por conta disso, a direção deu prazo para a situação ser revestida.

O prazo inicial venceu no dia 15 de novembro e não houve alteração. Como os planos já analisam novo repasse, o hospital deu mais um mês para que seja definido o reajuste.

A UTI neonatal do El Kadri está em funcionamento desde 2008, com a mesma equipe, e atende a pacientes de todo o Estado. Nesta segunda-feira havia um de Nova Andradina.

Vagas – Em Campo Grande são 18 vagas – de total de 46 - exclusivas para atendimento do SUS: No Hospital Regional e no Hospital Universitário.

Na Maternidade Cândido Mariano são 10 vagas, para SUS e convênio; na Santa Casa são oito – também público e privado – e no El Kadri, 10.

A Santa Casa oferece ainda 11 leitos na Unidade Intermediária Neonatal. Estas são para os bebês que já podem sair da UTI, mas, ainda não têm condições de ficar em quarto comum.

Nos siga no Google Notícias