ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Após rebelião, agentes dizem que Unei ficou sem cadeados e iluminação

Luana Rodrigues | 27/05/2015 11:45
Adolescentes estouraram cadeados e tentaram quebrar paredes de celas (Foto: Direto das ruas)
Adolescentes estouraram cadeados e tentaram quebrar paredes de celas (Foto: Direto das ruas)
Paredes de quase todos os alojamentos foram quebradas (Foto: Direto das ruas)
Paredes de quase todos os alojamentos foram quebradas (Foto: Direto das ruas)

Após a tentativa de fuga de internos da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, que fica na BR-262, saída para Três Lagoas, em Campo Grande, ocorrida na madrugada desta quarta-feira(27), em que um agente foi ferido com uma pedrada na cabeça, servidores lotados na unidade divulgaram uma nota denunciando a falta de condições mínimas de trabalho no local.

Conforme a denúncia encaminhada pelos agentes, é necessária a aquisição de cadeados de qualidade para todas as portas de todos os alojamentos, entradas de pavilhões, e onde mais for necessário. "Não há meios para garantir nossa própria segurança e dos adolescentes aqui internados, nos faltando instrumentos básicos de trabalho como simples cadeados e iluminação".

Os servidores também cobram adicional de periculosidade e de difícil acesso. "Esta foi apenas mais uma das rebeliões e situações de alto risco em que os agentes estão expostos diariamente, não contando com segurança e meios para exercer nossas funções".

Entre as reivindicações mais urgentes dos servidores estão a aprovação da tabela salarial que, segundo os agentes, corrige as distorções e as diferenças salariais encontradas dentro da própria carreira que conta hoje com três remunerações diferentes para aqueles que exercem as mesmas atividades; a instalação de guarita externa acionada 24 horas; material de contenção; reforma estrutural adequada; e a realização de um concurso de qualidade. "Somos uma categoria esquecida em todos os âmbitos do poder, desvalorizada, invisível aos olhos da sociedade, que, no entanto, conta com a árdua tarefa de reeducar nossos jovens e devolvê-los ao convívio em sociedade. E assim reivindicamos nossos direitos mais básicos enquanto trabalhadores do Estado de Mato Grosso do Sul bem como o apoio da população na busca por nossos direitos."

Rebelião - Adolescentes da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, fizeram rebelião na madrugada desta quarta-feira (27). Eles quebraram cadeados dos portões e ocuparam os corredores dos pavilhões.

A Polícia Militar e o Batalhão de Choque foram acionados por volta da 1h da madrugada. Os internos gritavam, batiam nas grades, paredes e jogavam pedras nos policiais e agentes da unidade. Um dos funcionários do local ficou ferido após ser atingido por uma pedra.

Ainda conforme a polícia, os adolescentes estouraram cadeados e tentaram arrombar o portão principal. Eles quebraram as muretas, que divide o banheiro e os cômodos. As partes de tijolos e concreto foram usadas pelos menores para arremessar nos agentes e policiais. A maioria dos alojamentos ficou danificado, conforme a polícia.

Depois que os internos foram contidos e retornaram para os alojamentos, os policiais auxiliaram os agentes da unidade para que fosse feito pente fino.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, as duas alas da Unei Dom Bosco acabaram danificadas pelos internos e as equipes da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) realizam levantamentos no local, para calcular os prejuízos.

Materiais também foram desperdiçados (Foto: Direto das Ruas)
Materiais também foram desperdiçados (Foto: Direto das Ruas)
No local, foram localizados armas artesanais (Foto: Direto das ruas)
No local, foram localizados armas artesanais (Foto: Direto das ruas)
Nos siga no Google Notícias