ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Família diz que idoso que está em coma foi espancado no presídio

Viviane Oliveira e Mariana Lopes | 15/11/2012 14:50
Eliane registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Eliane registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A filha de Veríssimo Campos da Silva, 64 anos, acusado de amarrar e amordaçar uma criança de 9 anos para roubar diz que o idoso foi espancado no Instituto Penal de Campo Grande, onde estava preso desde quarta-feira (7). Ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa em estado grave.

Eliane Paiva da Silva, 33 anos, em entrevista ao Campo Grande News na manhã desta quinta-feira (15), contou que ficou sabendo da prisão do pai pela imprensa. “Na hora não acreditei e imediatamente entrei em contato com a delegacia".

Ao ligar na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) foi informada que o pai havia sido transferido para um presídio, mas não souberam dizer qual. Preocupada com a situação, Eliane decidiu procurar um advogado foi quando descobriu na terça-feira (13) que o pai estava internado em coma na Santa Casa.

De acordo com o advogado contratado pela família, Wilton Acosta, ao entrar em contato com o presídio foi informado que o idoso havia sido agredido por outros detentos no sábado (10) e no mesmo dia havia sido transferido para outra cela, porém mais tarde eles mudaram a informação dizendo que idoso tinha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

No domingo (11) o idoso teve uma convulsão e foi levado para o posto de saúde do bairro Tiradentes. Devido ao estado de saúde, ele foi encaminhado para a Santa Casa, onde permanece internado sob escolta policial.

Ainda conforme o advogado, Veríssimo deu entrada no hospital com TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) e hemorragia cerebral, no entanto na ficha dele não havia nenhum dado. “Internaram meu pai sem identificação”, lamenta a filha.

Veríssimo está internado desde domingo na UTI da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)
Veríssimo está internado desde domingo na UTI da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)

No final da tarde de ontem, Eliane conseguiu uma autorização do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Gil Messias Fleming, para ir visitar o pai. “Quando entrei na enfermaria vi uma pessoa praticamente morta”, disse.

Ela  registrou na noite de desta quarta-feira (14) boletim de ocorrência por lesão corporal na 1ª delegacia de Polícia Civil. “Eu quero uma explicação e saber o que realmente aconteceu com o meu pai. Eles não tiveram nenhum respeito com a nossa família”.

A assessoria de imprensa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), disse que o idoso teve um AVC, porém a direção do presídio abriu um procedimento de investigação para verificar se o fato tem algum envolvimento dos internos.

Ainda de acordo com o órgão, todos os procedimentos de praxe foram realizados. A família não foi procurada pelo presídio porque acharam que o idoso receberia alta na segunda-feira (12).

Caso - O vendedor de picolé foi preso na tarde da última terça-feira (6) ausado de roubar uma menina de 9 anos, no bairro Jardim Colúmbia. O homem foi segurado pela vizinhança, depois que a menina gritou por socorro. Ela foi encontrada amarrada e amordaçada com um cinto dentro da casa dela.

Segundo a Polícia Civil, vizinhos ligaram dizendo que haviam detido um homem que tentava estuprar uma menina. Quando a Polícia chegou ao local, a criança disse que tinha comprado um picolé quando o idoso perguntou se ela estava sozinha em casa.

O homem levou a menina para dentro da casa, amarrou com um cinto mãos e a boca da criança. Em certo momento, ela conseguiu gritar, foi quando a vizinha entrou em casa e o idoso correu. Para os vizinhos, a menina disse que quem havia feito aquilo com ela era um vendedor de picolé ‘velhinho’ e de barba.

Os próprios moradores saíram correndo atrás e conseguiram deter o idoso. A casa da família da criança estava toda revirada e a mãe disse à Polícia que só deu falta de R$ 15 que foram levados da carteira.

Nos siga no Google Notícias