ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

“Fatos são gravíssimos”, aponta OAB sobre suspeita de desvio na Justiça

Aline dos Santos | 17/08/2016 08:10
"Desvio de dinheiro na vara de combate à lavagem de dinheiro? Vamos exigir apuração rigorosa", diz presidente da OAB, Elias Karmouche.(Foto: Marcos Ermínio)
"Desvio de dinheiro na vara de combate à lavagem de dinheiro? Vamos exigir apuração rigorosa", diz presidente da OAB, Elias Karmouche.(Foto: Marcos Ermínio)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) vai acompanhar a correição extraordinária na 3ª Vara Criminal Federal de Campo Grande e considera os fatos graves. “Os fatos são gravíssimos. Ainda mais lá dentro. Desvio de dinheiro na vara de combate à lavagem de dinheiro? Vamos exigir apuração rigorosa”, afirma o presidente da entidade, Mansour Elias Kamouche. A 3ª Vara é especializada em crimes de lavagem de dinheiro e contra o sistema financeiro nacional.

A correição extraordinária, que começa na próxima segunda-feira (dia 22), foi determinada pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). O documento da Corregedoria-Regional da Justiça Federal informa que o cronograma previa correição ordinária nas 3ª e 6ª Varas de Campo Grande em 29 de agosto. Mas, considerando ofícios do juiz federal Odilon de Oliveira, a fiscalização foi antecipada, se tornando extraordinária.

O magistrado informou, entre outros fatos, “ocorrência de desvios de valores apreendidos em feitos com trâmite perante a 3ª Vara Federal Criminal” e sugeriu a antecipação da correição. Nos últimos meses, a 3ª Vara teve uma inspeção geral, demissão do diretor de secretaria e portaria disciplinando custódias e depósitos de valores apreendidos pela Polícia Federal.

Ao Campo Grande News, o juiz confirmou que o servidor Jedeão de Oliveira foi exonerado em junho, após 21 anos em cargo de confiança. Contudo, não revelou o motivo da demissão.

A correição extraordinária será realizada nos períodos entre 22 a 25 de agosto e 29 de agosto a 2 de setembro. O trabalho será realizado pelo juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho e seis servidores.

Durante a inspeção, serão recolhidos todos os processos, suspensos prazos processuais e audiências. O TRF 3 enviou cópia da portaria sobre a inspeção para a OAB. A entidade designou conselheiro estadual Fábio Nogueira Costa para acompanhar a denúncia.

Karmouche afirma que a OAB foi apenas informada da correição e terá mais detalhes após o início dos trabalhos. “A OAB é uma entidade que tem papel constitucional e é essencial à atividade jurídica. Isso demonstra a transparência”, diz.

A assessoria de imprensa do TRF3 informou que não são fornecidos detalhes da correição para preservar a investigação. A reportagem não conseguiu contato com Jedeão de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias