ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

"Indiozinho" está internado no CTI da Santa Casa após pré-operatório

Natalia Yahn | 05/02/2016 08:23
Edemar esta no CTI da Santa Casa desde ontem (4), quando iniciou o procedimento que pode salvar sua vida. (Foto: Marcos Ermínio)
Edemar esta no CTI da Santa Casa desde ontem (4), quando iniciou o procedimento que pode salvar sua vida. (Foto: Marcos Ermínio)

O “indiozinho” Edemar Gonçalves da Silva, 4 anos, está no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Campo Grande, onde se recupera do procedimento pré-operatório que foi submetido na quinta-feira (4). A internação dele no local era prevista e necessária após realizar a embolização – técnica que o preparou para a cirurgia cardíaca, ainda sem data para acontecer.

A Santa Casa informou que o estado de saúde do menino é bom, e o procedimento foi realizado com sucesso. Mas ainda não há previsão de quando Edemar vai receber alta do CTI. Assim que possível ele deverá retornar para a ala pediátrica do hospital, onde está internado desde outubro de 2015.

Edemar espera desde dezembro de 2014 pelo procedimento e desde então já passou por dois hospitais em Mato Grosso do Sul. No HU (Hospital Universitário) de Dourados, a 230 quilômetros da Capital, ele ficou internado por mais de 10 meses. E atualmente aguarda na Santa Casa de Campo Grande, para onde foi transferido em outubro de 2015.

O menino nasceu no dia 23 de dezembro de 2011, no Hospital Regional de Amambai. Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2012 ficou internado no HU (Hospital Universitário) de Dourados. Depois disso, só existe um registro de alta da Santa Casa de Campo Grande, do dia 7 de janeiro de 2013.

Somente no dia 4 de dezembro de 2014 o garotinho retornou para o HU de Dourados, levado pela irmã Jaqueline Lopes, 23 anos – que atualmente o acompanha (a mãe teria sido assassinada pelo pai de Edemar). O hospital informou que o menino foi internado com pneumonia. Na Santa Casa de Campo Grande ele só deu entrada dez meses depois, de acordo com a cardiopediatra que atende o menino, Cláudia Piovesan Farias, por conta do quadro de saúde delicado.

Doença – Edemar tem um grave problema no coração, conhecido como anomalia de Ebstein. Ele nasceu com a doença rara que provoca insuficiência cardíaca por conta de uma má formação.

O problema no coração não impede que a criança viva fora do hospital, ele poderia aguardar a cirurgia em casa. Porém, a “internação social” na Santa Casa é o único meio encontrado para garantir que ele receba o tratamento necessário. Ele recebeu o diagnóstico da doença também na Santa Casa de Campo Grande. Na época os pais foram informados sobre a gravidade do caso, mas não permitiram que o filho fosse submetido aos procedimentos.

Nos siga no Google Notícias