ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Juiz autoriza agentes entrar em imóveis fechados para combater dengue

Flávio Paes | 09/12/2015 18:40
Juiz Aluizio Pereira dos Santos, que concedeu alvará (Foto:Arquivo)
Juiz Aluizio Pereira dos Santos, que concedeu alvará (Foto:Arquivo)

O juiz Aluizio Pereira dos Santos,diretor do Forum de Campo Grande, a pedido da prefeitura, autorizou os agentes de saúde a entrar nos imóveis abandonados, que estiverem fechados, para combater focos do mosquito Aedes aegypti. Além de conceder alvará geral para inspeção dos imóveis, o juiz permite à Secretaria Municipal de Saúde,requisitar oficial de justiça e até acompanhamento policial(se preciso for), chaveiros (artífice que faz chaves)caso haja necessidade de abertura ou substituir das fechaduras.

Na sua decisão,em que acolhe os argumentos da Prefeitura, o juiz justifica a medida “considerando a situação emergencial, notória e bastante divulgada nos meios de comunicação, verifica-se que a inspeção e limpeza por agentes de saúde dos imóveis, é medida imprescindível para o controle e combate da doença”.
Imóveis abandonados, principalmente onde haja piscinas, caixas d’águas abertas, são locais propícios ao surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A Secretaria de Saúde considera que diante do crescimento das notificações, a cidade enfrenta um quadro de epidemia. Nos últimos quatro dias dobrou o número de casos suspeitos de zika vírus. Até o dia 4, existiam 34 notificações de pacientes com sintomas da doença. Nesta quarta-feira, o número de casos acumulados no mês atingiu 74%, um incremento de 120%.

Nos últimos 12 dias, foram 7.614 notificações de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, sendo 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes. Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 74 notificações, com dois casos confirmados (importados).

Nos siga no Google Notícias