ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Maníaco da Internet" se passou até por mulher para conquistar vítimas

Alan Diógenes | 29/10/2015 17:29
Acusado foi preso com pertences da vítima em sua casa, no Jardim Morenão. (Foto: Marcos Ermínio)
Acusado foi preso com pertences da vítima em sua casa, no Jardim Morenão. (Foto: Marcos Ermínio)

O garçom João Carlos Ribeiro, 34 anos, preso acusado de estuprar pelo menos cinco mulheres, entre os dias 20 de julho e 29 de setembro deste ano, em vários bairros da Capital, chegou a conversar com as vítimas, através de bate-papo e redes sociais, antes de encontrá-las e consumar o ato. O "Maníaco da internet", como ficou conhecido, também se passou por mulher para atrair e ganhar confiança das vítimas.

Conforme a delegada Marília Brito Martins da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), João se passou por outras pessoas, mas na rede social Facebook utilizava a própria foto. “Quando ele abordava as vítimas, elas nem imaginavam que aquela pessoa era a mesma que elas tinham mantido contado antes pelas redes sociais”, explicou.

Segundo a delegada, no diálogo com as vítimas, o acusado sempre questionava em qual momento elas estariam sozinhas, planejando assim: a data, horário e local em que cometeria os crimes. “Ao chegar aos locais ele surpreendia as vítimas e invadia as residências, ameaçando-as com uma faca”, apontou.

O primeiro caso ocorreu no Jardim Aero Rancho. João praticou o estupro e depois andou pela casa da vítima em busca de objetos para roubar. O homem ainda praticou sexo com a mulher por pelo menos três vezes.

Os outros casos ocorreram no dia 16 de setembro, na Rua da Divisão, Bairro Parati, onde a vítima conseguiu escapar, antes que ele a estuprasse. Também nos dias 21 de agosto, no Bairro Guanandi, 18 de setembro, no Jardim Montevideu, e 29 de setembro, no Santa Luzia, sempre repetindo o “modus operandi”.

Em todos os casos o garçom usava roupas pretas, touca e uma mochila, onde carregava preservativos e a corda. Mas antes de sair de casa ele retirava a touca.

A delegada aguarda o resultado dos laudos periciais, para saber se o material génetico encontrado nas vítimas corresponde ao do autor. Após isso, o inquérito deve ser fechado daqui dez dias.

Caso – João utilizava as redes sociais para encontrar as mulheres, onde conseguia o nome, endereço, telefone e até outros dados pessoais, como identificação dos parentes e a quantidade de filhos que as mulheres possuíam. Todas as informações eram anotadas em uma folha, que foi apreendida na casa de João, no Jardim Morenão.

A delegada Marília dá orientações para que mais vítimas não caíam no crime. “Todo mundo que está na rede social deve ter muita cautela e tomar cuidado quando conversa com pessoas muito insistivas. Não pode colocar dados pessoas e nunca dizer que está sozinha (o) antes de procurar conhecer a pessoa e ter um pouco mais de conhecimento sobre ela”, finalizou.

Na casa do acusado foram encontrados desde a celulares até preservativos, que seriam usados em outros crimes. (Foto: Marcos Ermínio)
Na casa do acusado foram encontrados desde a celulares até preservativos, que seriam usados em outros crimes. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias