ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mulher diz que cuida de cão quando filho viaja; polícia intima os dois

Fernanda Mathias e Leandro Abreu | 24/05/2016 09:22
Delegada Rosely Molina quer intensificar orientações sobre o que configura maus-tratos (Foto: Arquivo)
Delegada Rosely Molina quer intensificar orientações sobre o que configura maus-tratos (Foto: Arquivo)

Policiais da Decat (Delegacia Especilalizada de Repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista) e agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) estiveram na tarde desta segunda-feira (23) na casa do bairro Estrela do Sul, onde uma cachorra teria sido abandonada pelo dono, conforme denunciaram vizinhos.

Nos fundos da casa, encontraram ração em grande quantidade, mas o quintal estava sujo, porque os moradores ficaram dias fora. A delegada titular da Decat, Rosley Molina, disse que os moradores, mãe e filho, serão intimados a comparecerem à delegacia e serão orientados sobre situações que configuram maus tratos. 

“Nossa idéia é justamente mostrar o limite, a forma correta de agir, quando configura ou não crueldade e saber dosar”. O dono do animal estaria viajando há vários dias porque trabalha com vendas fora de Campo Grande e a mãe, que trabalha fora durante o dia todo, teria passado o fim de semana fora de casa, conforme apurou a Decat.

Moradoras vizinhas disseram que a cadela chora de frio e fome e, penalizadas, colocavam alimento pela grade do portão. Na checagem do local, os policiais encontraram ração à disposição do animal, nos fundos da casa.

Sem tempo Márcia Magalhães Corrêa, 53 anos, que trabalha com limpeza, diz que mora com o filho na casa e acredita que a denúncia seja motivada porque a vizinha “não gosta” de seu filho. Ela diz que o rapaz morava sozinho, mas que há alguns dias vem morando com ele e que passa o dia inteiro fora, trabalhando, mas não falta alimentação à cachorra, chamada Lilica.

Os policiais constataram que o animal tem bom estado de saúde e aguardam lado do CCZ. Márcia disse que está suja porque não pôde dar banho com a temperatura baixa. Sobre o choro recorrente do animal ao longo da noite, denunciado por várias vizinhas, ela afirma que é característica do animal. “Ela é sensível assim mesmo e chora um pouco”.

Orientação – A delegada Rosely Molina, que recentemente assumiu a Decat, diz que pretende intensificar as ações de esclarecimento da população, especialmente para informar sobre o que pode configurar maus tratos. “Vamos fazer um trabalho mais preventivo, a Lei, por mais que já tenha 18 anos, ainda é nova e não tão divulgada. Muitas vezes o que a pessoa entende como abuso ou maus tratos é ainda superficial”.

Nos siga no Google Notícias