ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

“Operação de guerra” evita novos alagamentos em rua do Otávio Pécora

Fernanda Mathias e Luana Rodrigues | 10/05/2016 09:02
Tapume ajuda a vedar entrada de casa na rua Jaburu (Foto: Fernando Antunes)
Tapume ajuda a vedar entrada de casa na rua Jaburu (Foto: Fernando Antunes)

Três meses após o último alagamento que provocou vários estragos e prejuízos aos moradores da Rua Jaburu, no Otávio Pécora, a chuva forte que caiu entre o fim de tarde de segunda-feira e hoje não invadiu as casas.

Mais uma vez, ao perceberem o tempo fechado, os moradores abriram os bueiros para ajudar no escoamento da água e muitos adotaram mudanças na estrutura das casas para barrar a água.
Muitas casas, por exemplo, substituíram a rampa da garagem por uma mureta e agora os carros amanhecem nas ruas. Além de levantar o muro, outra estratégia foi reforçar a vedação dos portões e criar verdadeiras barreiras de tijolos e tapumes em frente às casas.

Fabiano Oliveira mostra mureta que foi erguida para bloquear água da chuva (Foto: Fernando Antunes)
Fabiano Oliveira mostra mureta que foi erguida para bloquear água da chuva (Foto: Fernando Antunes)

O porteiro Fabiano Oliveira da Costa, 38 anos, conta que há quatro meses mora em uma casa alugada na Jaburu, mas antes já morava no bairro e como conhecia o problema pediu que o proprietário subisse a mureta. Ele conta que em chuva anterior o proprietáro amargou vários prejuízos com a entrada da água, que atingiu altura de meio metro.

Cidade Morena – Outros bairros que apresentaram problemas com a forte chuva foram o Nova Lima e Cidade Morena. No último, um leitor do Campo Grande News enviou fotos das ruas Salmorão, Cana Verde, Floreal e Campos do Jordão. A primeira, tomada pela água parecia um rio.

“Os bueiros estão todos entupidos desde que foi feito o asfalto e toda chuva acontece isso, há pelo menos quatro anos”, conta o vendedor Alcyr Silva Costa. Ele conta que no bairro moradores também fizeram muretas para evitar a entrada de água da chuva.

Em menos de 12 horas a chuva torrencial que cai em Campo Grande já acumula volume que equivale a 68% da média histórica, de acordo com informações do meteorologista da Uniderp, Natálio Abraão.

Nos siga no Google Notícias