ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

"Pane" em celular vira rotina e nem no centro usuário consegue telefonar

Lidiane Kober | 30/10/2013 17:18
Rosilene andou pelo menos meia-hora no centro de Campo Grande e não conseguiu sinal para efetuar ligação
Rosilene andou pelo menos meia-hora no centro de Campo Grande e não conseguiu sinal para efetuar ligação
Também no centro da Capital, Eduardo não conseguiu acessar a internet pela Vivo (Fotos: Marcos Ermínio)
Também no centro da Capital, Eduardo não conseguiu acessar a internet pela Vivo (Fotos: Marcos Ermínio)

Em plena fase de avanços tecnológicos, usar o celular no Centro da Capital de Mato Grosso do Sul virou desafio para alguns. O usuário também sofre com o constante “cai-cai” das ligações e “passa raiva” para mandar mensagens e usar a internet. Com tantos problemas, a telefonia celular é recordista em reclamações no Procon-MS (Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor).

Desesperada, a pedagoga Rosilene Orlando, 36 anos, andou, nesta quarta-feira (30), por pelo menos meia-hora, na região central de Campo Grande atrás de sinal para conseguir efetuar ligação para o seu marido. “Preciso voltar para o meu trabalho e não consigo falar com o meu marido para nos encontrarmos e ele me levar de volta”, disse.

Na Rua 14 de Julho, ela não sabia mais o que fazer. “Ligo, ligo e a ligação não completa. Estou aqui caçando sinal por todos os lados do centro”, afirmou. Para piorar a situação, Rosilene contou que o problema é comum na operadora Claro. “Depois do sufoco, a gente chega, olha o celular e não aparece nenhum recado de ligação perdida”, comentou.

Questionada se procurou a operadora para relatar a dificuldade, a pedagoga confirmou a iniciativa, mas se decepcionou com o resultado. “Não resolveu nada, ficaram me empurrando de um para o outro até eu cansar e desistir do 0800”, contou.

A auxiliar de comércio Tatyelli Cambiaghi, 22, também andou “apanhando do celular” em pleno centro da Capital. “Ontem (29), estava mais complicado do que nunca, não consegui mandar mensagens pela Claro, nem usar a internet”, disse. “Quando vendem para a gente o plano prometem mil maravilhas, depois, ninguém tem explicação para o problema”, acrescentou.

Ontem, Tatyelli não conseguiu encaminhar mensagem nem acessar a internet pela Claro
Ontem, Tatyelli não conseguiu encaminhar mensagem nem acessar a internet pela Claro

O tatuador Eduardo Mariani, 25, é outro que anda enfrentando problemas com as operadoras. “Hoje não consegui acessar a internet da Vivo”, contou. Ele informou ainda que a dificuldade é frequente. “As empresas estão mais preocupadas em vender do que investir em qualidade para suportar o aumento de usuários”, concluiu.

A Vivo também anda dando “dor de cabeça” à cabeleireira Lucinei Colovatti, 43. “Minha filha mora em São Paulo e direto mando mensagem à tarde, mas, de madrugada, ela liga toda preocupada quando recebe os recados. Aí preciso explicar que enviei a mensagem bem antes”, relatou.

Ela também enfrenta problemas para ligar pela Claro. “A ligação cai no nada”, comentou. A mesma dificuldade enfrenta a Antônia Aparecida de Souza, 55 anos. Ela é dona de casa e não compreende como é possível cair tantas vezes a ligação. “Não dá para entender”, lamentou.

Lista negra – De acordo com ranking do Procon de Mato Grosso do Sul, a Claro é a campeã de reclamações de janeiro a agosto de 2013, com 259 denúncias. A Tim aparece na 17ª posição, com 101 queixas, enquanto a Vivo é a 22ª da lista, com 82 reclamações. Ainda entre as operadoras de telefonia, a Brasil Telecom é alvo de 77 denúncias e figura na 25ª posição.

De 2010 até agosto deste ano, o Procon recebeu 2.523 reclamações envolvendo a telefonia celular. A principal queixa é de cobrança indevida ou abusiva, com 1.303 relatos. Sobre a qualidade do serviço, foram computadas 93 denúncias.

Outro lado – Procurada pelo Campo Grande News, a Vivo informou, via assessoria de imprensa, que “não há registro de instabilidade de âmbito generalizado nos serviços oferecidos pela operadora em Campo Grande na última semana”. Em setembro, a operadora confirmou uma “instabilidade pontual para alguns clientes da cidade”, considerada, pela empresa, “normal diante da magnitude da operação da empresa no Estado”.

A companhia ressaltou ainda que “investimentos no Brasil, entre 2011 e 2014, são de R$ 24,3 bilhões para expansão da capacidade de rede e melhorias em sistemas e no atendimento”. Até o fechamento da reportagem, a Claro não esclareceu os problemas denunciados pelos clientes.

Antônia afirmou que várias vezes "a ligação cai do nada"
Antônia afirmou que várias vezes "a ligação cai do nada"
Lucinei manda mensagem à tarde e a filha recebe só de madrugada
Lucinei manda mensagem à tarde e a filha recebe só de madrugada
Nos siga no Google Notícias