ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

"Presos federais" superlotam presídios estaduais de MS, diz Agepen

Filipe Prado | 28/01/2014 19:05
A unidade de Rio Brilhante será ampliada em 2014 (Foto: Divulgação)
A unidade de Rio Brilhante será ampliada em 2014 (Foto: Divulgação)

Com um déficit de mais de 6 mil vagas, o sistema penitenciário do Mato Grosso do Sul dobrou o número de vagas, mas ainda não é suficiente para suportar os 7.103 presos por crimes federais ou correlatos. A superlotação nos presídios é um reflexo dos crimes cometidos nas fronteiras com Paraguai e Bolívia, pois o sistema é suficiente para abrigar somente os internos com delitos de responsabilidade de estado.

De acordo com assessoria de imprensa, de 2007 a 2014 o número de vagas subiu de quatro mil para 6.446, que deveriam suprir o número de 5.203 presos, conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que cumprem pena por prática de outras modalidades de crimes comuns ou próprios.

Atualmente, segundo assessoria, o sistema penitenciário do estado abriga mais de sete mil pessoas, por crime federias ou correlatos, sendo 6.071 por tráfico de entorpecentes; 804 provenientes da Polícia Federal; 169 presos indígenas; 25 condenados por posse de moeda falsa; 18 por contrabando ou descaminho e 16 por tráfico internacional de arma de fogo.

Com isso o mais de R$ 45 milhões serão destinados para a melhoria da estrutura dos presídios, conforme determinação do Governador André Puccinelli (PMDB). O dinheiro será revertido para a construção de mais 2.194 vagas.

Também será investido R$ 36,6 milhões na construção de três novos presídios em Campo Grande, sendo dois masculinos e um feminino, ofertando mais 1.398 vagas. Além de um em Dourados e a ampliação das unidades de Corumbá, Amambai e Rio Brilhante.

Nos siga no Google Notícias