ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Só Deus sabe quando seria operado", diz paciente atendido na Caravana

Amanda Bogo | 13/05/2016 15:39
Pacientes fazem cadastramento para conseguir consultas na Caravana (Foto: Alcides Neto)
Pacientes fazem cadastramento para conseguir consultas na Caravana (Foto: Alcides Neto)

Em torno de 3 mil consultas e um total de 1.068 cirurgias foram feitas até o momento na Caravana da Saúde, que acontece no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Cerca de 1000 consultas oftalmológicas e 450 cirurgias de catarata foram realizadas só na manhã desta sexta-feira (13), segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A movimentação no local é grande e as consultas estão sendo feitas conforme ordem de chegada. O paciente, munido com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), faz o cadastro e aguarda o atendimento. Se constatada a necessidade de uma cirurgia, o agendamento é feito na hora.

O trabalhador da área da construção civil João Afonso da Silva, 63, foi atendido por um médico na quarta-feira (11) e será operado na tarde desta sexta-feira. Ele aguardava a oportunidade de fazer a cirurgia há um ano. “Estava agendado para as sete da manhã, porém tive problema de pressão e foi marcado para a tarde. Se não fosse o atendimento daqui, só Deus sabe quando conseguiria ser atendido”, contou.

Madalena Souza, 63, trouxe a neta e a filha para fazer a consulta oftalmológica. Elas esperaram cerca de quatro horas para serem atendidas, mas a aposentada garantiu que valeu a pena esperar. “Eu gostei do atendimento, tudo foi muito bom. Pelo tanto de gente que tem aqui, o tempo de espera foi pouco. Nos postos a gente espera horas e não tem médico, aqui pelo menos sabemos que vamos ser atendidos”, finalizou.

A Caravana acontece até o dia 29 deste mês, e a organização do projeto estima que 11 mil exames e 4 mil cirurgias sejam feitas até a data final. No sábado (14) começa o Dia D, que acontecerá aos finais de semana e oferecerá 46 serviços sociais, além de vários exames, como cardiológicos, ortopédicos, entre outros. 

João aguarda há um ano pela cirurgia de catarata (Foto: Alcides Neto)
João aguarda há um ano pela cirurgia de catarata (Foto: Alcides Neto)
Madalena com a neta Elissa após consulta oftalmológica (Foto: Alcides Neto)
Madalena com a neta Elissa após consulta oftalmológica (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias