ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Superlotado, HR reabre pronto-socorro e vai acionar Ministério Público

Aline dos Santos | 31/05/2014 11:07

Mesmo superlotado, o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian reabriu o pronto-socorro. Os atendimentos foram suspensos na manhã de ontem. Segundo o diretor do hospital, Rodrigo Aquino, na manhã de sexta-feira, em duas horas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as unidades 24 horas da rede municipal de Saúde encaminharam 35 pacientes para o hospital.

De acordo com Aquino, o total e a origem dos pacientes serão repassados na próxima segunda-feira para o MPE (Ministério Público Estadual) e Prefeitura de Campo Grande, responsável pela gestão dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).

O pronto-socorro tem capacidade física para 77 pacientes,mas, neste sábado, atende 91 pessoas. A superlotação reflete na qualidade do atendimento, pois a equipe é dimensionada para 77 leitos.

Ontem, o diretor do Samu, Eduardo Cury, negou o envio de 35 pacientes. Segundo ele, em 12 horas foram encaminhados 13 pacientes.

Hoje, o prefeito Gilmar Olarte (PP) declarou que a informação da direção do HR não procede. “Não temos essas informações. Depois de oficiar, nós vamos ver”, disse. Conforme o prefeito, foram nove pacientes para o hospital.

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, afirmou que vai checar os dados e que o envio não foi proposital. “O HR é um importante parceiro. Temos uma parceria muito boa. Vamos ver o que houve”.

O secretário também não soube explicar porque a lista dos médicos nas unidades 24 horas não foi repassada ontem para o Hospital Regional. O procedimento é feito todos os dias para que a unidade encaminhe pacientes que não seja caso de emergência.

Ontem, conforme a direção do hospital, em duas horas, 39 pessoas deram entrada no hospital. Do total, quatro vieram do interior e 35 encaminhados pelo Samu e unidades do Nova Bahia, Universitário, Tiradentes, Guanandi, Vila Almeida e Coronel Antonino. Do interior, os pacientes são provenientes de Sidrolândia, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Terenos.

Nos siga no Google Notícias