ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

“Vai aparecer muita coisa”, diz delegado que apura vacinação em gabinete

Fernanda Mathias e Alberto Dias | 10/06/2016 08:53
Fabiano Nagata disse que na terça-feira duas pessoas serão ouvidas (Foto: Silas Lima/Arquivo)
Fabiano Nagata disse que na terça-feira duas pessoas serão ouvidas (Foto: Silas Lima/Arquivo)

O delegado do 1º Distrito Policial, Fabiano Nagata, indicou esta manhã, pouco antes de receber os vereadores integram a CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) que investiga o sumiço de vacinas contra H1N1 da rede pública de saúde de Campo Grande, que o inquérito policial sobre o caso pode ter vários desdobramentos. “Ali vai aparecer muita coisa”.

Na terça-feira serão ouvidas as primeiras pessoas, de manhã uma responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura e no período da tarde uma assessora. A denúncia que gerou inquérito cita 35 nomes de pessoas que teriam sido imunizadas no gabinete dia 18 de maio, dentre elas o prefeito, dois vereadores, assessores, secretários e familiares dos servidores.

O prazo para conclusão do trabalho é de 30 dias, mas pode ser prorrogado. O foco, explica, é saber se houve vacinação do primeiro escalão, o que configuraria crime de peculato grave. Isso porque a vacinação, conforme preconização do Ministério da Saúde, só deve ser feito em grupos prioritários, incluindo crianças pequenas, idosos e doentes crônicos.

Denúncia – A denúncia foi feita pelo jornalista Carlos Roberto Pereira que procurou a polícia no dia 3 de junho para registrar boletim de ocorrência por peculato contra a Prefeitura de Campo Grande. Ele alega ter provas e uma lista com 35 nomes de pessoas que teriam sido imunizadas no gabinete dia 18 de maio, dentre elas o prefeito, dois vereadores, assessores, secretários e familiares dos servidores.

O inquérito para apurar a denúncia foi instaurado na terça-feira, quando Carlos prestou novo depoimento à polícia. A denuncia foi feita depois que o jornalista tentou imunizar a sobrinha, de 22 anos, que está em tratamento contra o câncer e por isso se enquadra no grupo prioritário, mas recebeu informação de que não haveria mais vacina na rede pública desaúde.

Sem fundamentos - Ao Campo Grande News, a prefeitura alegou que Carlos “tem motivação política, inclusive esteve na Câmara Municipal fazendo denúncias contra o prefeito sem nenhuma comprovação”. A Prefeitura diz que não há fundamentos para a denúncia e aponta “onda de boatos sobre sumiço de vacinas” lembrando que foi instaurada sindicância pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para apurar o caso.

Recentemente, a reportagem mostrou a vacinação de grupos não prioritários, falha apontada inclusive pelo governo estadual como responsável pela falta da doses para que todos que integram o grupo de risco fossem imunizados.

A Sesau não explicou onde estão pelo menos três mil doses, diferença entre o volume repassado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a cobertura vacinal.

 

Nos siga no Google Notícias