ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Abatedouro clandestino "maquiava" ave para vender como frango caipira

Nadyenka Castro | 28/03/2013 12:45
Quando a Decon e a Iagro chegaram, havia no local 150 aves em fase final de abate e 21 congeladas. (Foto: Divulgação)
Quando a Decon e a Iagro chegaram, havia no local 150 aves em fase final de abate e 21 congeladas. (Foto: Divulgação)

Um abatedouro clandestino de aves que funcionava em um imóvel do Jardim Los Angeles, em Campo Grande, foi fechado nesta quarta-feira. No local, sem condições de higiene, havia 150 galinhas na fase final de abate e outras 21 congeladas. A empresa 'maquiava' as aves para vende-las como frango caipira.

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal) recebeu a denúncia sobre o abatedouro e acionou a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Relação de Consumo). Policiais e técnicos foram ao local e constataram a irregularidade.

De acordo com a Decon, depois de abatidas, as aves eram ‘maquiadas’ com coloral para ficarem com aparência de frango caipira. Após a maquiagem, os animais eram congelados e separados em pacotes com três unidades.

Além das aves, também foram apreendidos as vísceras dos animais. Todos os produtos foram destruídos por serem impróprios para o consumo humano.

Quando a Polícia e a Iagro chegaram ao local, lá estavam o proprietário e dois empregados. Segundo o delegado Antonio Silvano Rodrigues Mota, da Decon, o dono do abatedouro disse que vendia as galinhas em residências, de porta em porta, a preço de mercado.

A Decon irá investigar se é verdadeira a declaração do proprietário e há quanto tempo o local funcionava. A informação inicial é de que estaria operando pelo menos desde dezembro do ano passado.

O delegado lembra que é permitido abater animais para consumo desde que em local próprio e com total condições de higiene. Conforme Silvano, a Iagro, a Decon e o MAPA (Ministério da Agricultura e do Abastecimento) fazem ações constantemente em todo o Estado para apurar denúncias de abatedouros clandestinos.

Nos siga no Google Notícias