ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Acadêmicos da UEMS protestam por estrutura em frente à Governadoria

Fernanda Mathias e Guilherme Henri | 08/06/2016 08:02
Acadêmicos querem laboratório equipado e professores efetivos (Foto: Marcos Ermínio)
Acadêmicos querem laboratório equipado e professores efetivos (Foto: Marcos Ermínio)

Munidos de cartazes e usando nariz de palhaço, acadêmicos do curso de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande protestam esta manhã em frente à Governadoria, exigindo mais estrutura. O curso teve início um semestre antes da inauguração do prédio, que ocorreu em 03 de agosto do ano passado.

Às 10 horas o reitor da instituição, Fábio Edir Santos Costa, receberá uma comissão de estudantes no escritório da UEMS da Capital, localizado na rua da Paz. Esta é a segunda manifestação da semana, na segunda-feira, dia 06, os acadêmicos pararam as atividades curriculares e protestaram na praça Ary Coelho, no centro.

A acadêmica do primeiro ano Liviane Michelassi, 21 anos, reclama do improviso. “Não tem material e estrutura para estudar. Estamos usando bonecos emprestados da UEMS de Dourados e até da Universidade Federal”.

Isadora Leão, 20 anos, ressalta que a falta de estrutura para a formação de novos profissionais de Medicina acaba penalizando a própria sociedade, que receberá profissionais despreparados.

As reivindicações passam por estrutura de laboratório e materiais como peças anatômicas; instrumentos cirúrgicos; microscópios; bancadas; laminário, professores efetivos e de formação médica. e livros em quantidade suficientes para os acadêmicos, considerando a condição socioeconômica. O curso conta com duas turmas, com 48 alunos, cada.

Prédio novo – Após 15 anos de espera, o prédio da UEMS em Campo Grande foi inaugurado em 3 de agosto do ano passado, um investimento de R$ 50 milhões.

Com uma área construída de 21 mil metros quadrados, a novo campus na Capital dispõe de 7 blocos, que comporta salas de aula, administração, laboratórios, biblioteca, teatro, passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, além de um lago artificial central e colunas inspiradas em pinturas indígenas.

A unidade foi inaugurada com 150 servidores, e 1,1 mil alunos, em nove cursos: Medicina, Artes Cênicas e Dança, Bacharelado em Letras, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Letras Português-Espanhol e suas Literaturas, Letras Português-Inglês e suas Literaturas, Pedagogia, Turismo e Medicina. A UEMS fica na rodovia MS-080, saída para Rochedo, ao lado da Agraer.

Nos siga no Google Notícias