ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Acadêmicos de Medicina da UEMS terão reunião com secretário de Reinaldo

Fernanda Mathias | 15/06/2016 07:33
na quarta-feira passada acadêmicos protestaram em frente à governadoria (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
na quarta-feira passada acadêmicos protestaram em frente à governadoria (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Nesta quarta-feira (15), às 16 horas, acadêmicos de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Campo Grande estarão reunidos com o secretário especial no gabinete do governador, Felipe Mattos e esperam o anúncio de prazos para estruturação do curso, que carece de materiais para estudo.

Na semana passada acadêmicos realizaram duas manifestações reivindicando estrutura, uma na segunda-feira, dia 06, na Praça Ary Coelho e outra na quarta, dia 08, em frente à Governadoria.

O reitor da instituição, Fábio Edir dos Santos, veio de Dourados para falar com o grupo.Na ocasião, Fábio ressaltou que o planejamento da unidade, inaugurada em 03 de agosto e que recebeu investimento de R$ 50 milhões, foi feito meticulosamente, desde o dimensionamento do espaço, à contratação de docentes e capacitação. “Na rede pública existem processos burocráticos e hoje temos 13 licitações para aquisição de materiais. Infelizmente a burocracia deixa o processo mais lento”.

Antes da inauguração do prédio, o curso de Medicina funcionou por um semestre em instituição privada da Capital, por meio de cooperação com a UEMS e neste período os alunos podiam usufruir da estrutura de tal instituição. O reitor adiantou que haverá uma nova parceria, com outra instituição de ensino privado, para garantir acesso a materiais de laboratórios ainda neste mês.

As reivindicações passam por estrutura de laboratório e materiais como peças anatômicas; instrumentos cirúrgicos; microscópios; bancadas; laminário, professores efetivos e de formação médica. e livros em quantidade suficientes para os acadêmicos, considerando a condição socioeconômica. O curso conta com duas turmas, com 48 alunos, cada.

Prédio novo – Após 15 anos de espera, o prédio da UEMS em Campo Grande foi inaugurado em 3 de agosto do ano passado, um investimento de R$ 50 milhões.

Com uma área construída de 21 mil metros quadrados, a novo campus na Capital dispõe de 7 blocos, que comporta salas de aula, administração, laboratórios, biblioteca, teatro, passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, além de um lago artificial central e colunas inspiradas em pinturas indígenas.

A unidade foi inaugurada com 150 servidores, e 1,1 mil alunos, em nove cursos: Medicina, Artes Cênicas e Dança, Bacharelado em Letras, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Letras Português-Espanhol e suas Literaturas, Letras Português-Inglês e suas Literaturas, Pedagogia, Turismo e Medicina. A UEMS fica na rodovia MS-080, saída para Rochedo, ao lado da Agraer.

Nos siga no Google Notícias