ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Acadêmicos protestam contra mal uso de verba destinada ao curso

Filipe Prado | 24/02/2014 20:17
Os estudantes se reuniram em frente ao Complexo Multiuso de Salas de Aula e Auditórios (Foto: Filipe Prado)
Os estudantes se reuniram em frente ao Complexo Multiuso de Salas de Aula e Auditórios (Foto: Filipe Prado)

Os alunos de Filosofia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) protestaram na noite de hoje (24) sobre a retirada dos estudantes do Complexo Multiuso de Salas de Aula e Auditórios. O complexo foi financiado pelo Reuni (Reestruturação e Expansão das Unidades Federais), para a faculdade de Filosofia, mas outros cursos utilizam o espaço.

De acordo com o coordenador do curso de Filosofia Stefan Vasilev Krastanov, em 2012 o Governo Federal disponibilizou uma verba para a construção do espaço, inaugurado em 2013. Mas a partir deste ano, os alunos não tiveram mais aulas no complexo. “Eu fiquei sabendo a cerca de 5 dias que nós fomos mudados para o bloco 6”, contou o coordenador.

Stefan contou que tentou esclarecer a situação, mas não justificaram a mudança de bloco. “Eles disseram que o nosso curso tem menos pessoas, mas nos colocaram em salas maiores do que a que estávamos. Isso não faz sentido”, explicou.

Cerca de 250 alunos de vários cursos se reuniram no complexo multiuso para “ocupar pacificamente as salas” e explicar aos estudantes os motivos do protesto. “Após isso nós vamos mandar um ofício para o pró-reitor e esperar que nos expliquem a situação e resolvam”, relatou o vice-presidente do Cafil (Centro Acadêmico de Filosofia) Marcos Glienke.

Para o acadêmico do 3º período de filosofia Everaldo Martins, 39 anos, a discriminação é ponto principal do protesto. “Eu acho que isso é uma falta de respeito, pois todos os cursos têm que ser tratados com isonomia, já que somos da mesma instituição”, comentou.

“Nós também não temos retorno da verba do Reuni. Temos poucos livros e materiais de estudos na biblioteca da universidade”, completou o acadêmico. Eles também reivindicaram a aquisição de 430 títulos propostos pelo curso.

Nos siga no Google Notícias