ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Ação da PF causa tumulto no Aeroporto de Campo Grande

Nadyenka Castro e Elverson Cardozo | 16/08/2012 15:09

Em operação-padrão por mais efetivo e melhores salários, policiais vistoriam documentação de passageiros

Policiais vistoriam documentação e bagagem de passageiros e também fiscalizam movimento no saguão. (Foto: Simão Nogueira)
Policiais vistoriam documentação e bagagem de passageiros e também fiscalizam movimento no saguão. (Foto: Simão Nogueira)

Ação da PF (Polícia Federal) realizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande desde às 10 horas desta quinta-feira causou tumulto no embarque de passageiros.

É que para pressionar o governo federal a aumentar o efetivo e a melhorar os salários, os policiais decidiram mostrar serviço e vistoriam a documentação (para verificar se existe algum tipo de restrição para entrada ou saída) de todos que vão embarcar. Os 14 policiais também fiscalizam as bagagens.

De acordo com Jorge Caldas, presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul, a operação-padrão termina às 18 horas e será retomada na segunda-feira (20). Já a greve deve perdurar pelo menos até quarta-feira (22). A paralisação dos servidores só termina na data prevista se houver acordo com a União.

Segundo Caldas, a ação dos policiais não tem por objetivo causar tumulto e sim chamar atenção da sociedade e do poder público “que a fiscalização deve ser rotineira”. “Estamos mostrando que a PF não tem efetivo suficiente e nem a mínima estrutura para operar com segurança”, fala o sindicalista.

O presidente do Sindicato cita como exemplo da falta de efetivo o Aeroporto Internacional. Conforme ele, até dezembro do ano passado havia um policial na cabine. Desde então são dois. “O ideal seria pelo menos quatro na cabine e mais quatro na Delegacia de Imigrantes, que está inoperante”.

Para ele, nas delegacias de Corumbá e Ponta Porã, que ficam na fronteira, deveriam ter pelo menos o triplo do atual efetivo. O sindicalista fala ainda que no Estado há 280 policiais federais em greve, sendo de 70 a 80 em Campo Grande.

De acordo com a Infraero, até o início da tarde não havia sido registrado nenhum cancelamento de voo. Houve apenas um atraso. O voo que saiu de Curitiba, Paraná, deveria chegar na Capital às 10 horas, mas a aeronave só pousou às 11h58min.

Nos siga no Google Notícias