ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Ação do MPE pede punição do curtume Qually por não cumprir TAC

Luciana Brazil | 27/04/2013 12:02
Curtume já havia sido interditado em fevereiro, mas continuava a funcionar. (Foto:marcos Ermínio)
Curtume já havia sido interditado em fevereiro, mas continuava a funcionar. (Foto:marcos Ermínio)

O MPE (Ministério Público Estadual) move ação civil pública para obrigar o curtume Qually Peles, no Indubrasil (Distrito Industrial de Campo Grande), a funcionar só após a obtenção das licenças ambientais. A empresa pode pagar cerca de meio milhão de reais em multas por não cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). A ação, ajuizada em fevereiro deste ano, também estipula multas diárias que variam de R$ 1.771 mil a R$ 17.710 mil, dependendo das irregularidades cometidas.

A ação, impetrada pelo MPE, se refere ao descumprimento do TAC assinado em 2010, com o MPE e a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Com o termo, a empresa se comprometia a atender as exigências legais feitas pelo órgão.

Por falta de cumprimento das determinações do TAC, entre outras irregularidades, a empresa já havia sido fechada, em fevereiro deste ano, mas apesar da interdição, continuava a funcionar. Na última quarta-feira (27), o curtume foi novamente interditado.

A última licença ambiental concedida para o curtume era válida até abril de 2012, segundo a Semadur. Desde então, a indústria funcionava sem o devido licenciamento, além de não ter o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Conforme o TAC de 2010, a empresa deveria ter cumprido uma serie de obrigações. No entanto, segundo um relatório da Semadur, feito em 25 de janeiro deste ano, apenas algumas exigências foram desempenhadas.

O curtume teve mais de três anos para cumprir as determinações feitas pelo Ministério Público, como ressalta o promotor da 34° promotoria de Justiça de Campo Grande, Alexandre Lima Raslan, que acompanha o caso.

No ano passado, um mês antes de vencer o prazo da licença, a empresa chegou a solicitar a renovação de Licença de Operação. Porém, de acordo com o relatório da Semadur, não foi “possível emitir o documento, já que o sistema de controle ambiental (da empresa) não estava completamente adequado”.

Ainda segundo o balanço da Secretaria de Meio Ambiente, a atividade do curtume gera efluentes líquidos e resíduos sólidos perigosos. O local também não possui aterro para disposição final dos resíduos sólidos industriais e não possui um Plano de Gestão para esses resíduos industriais.

Entre outras considerações, está o lançamento de resíduos tratados no córrego, que está acima dos limites estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do meio Ambiente).

Alvo de protesto, a empresa foi notificada várias vezes e está em funcionamento desde 2003.

Segundo Raslan, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem meios para interromper a atividade da indústria, e por isso cogitou-se até penalizar a Prefeitura de Campo Grande, caso não tomasse providências quanto ao funcionamento irregular do curtume.

“O Município não precisa nem da polícia e nem do Ministério Público para fazer valer a interdição. A interdição no papel é apenas uma das várias providências que podem ser tomadas”, explicou Raslan. Segundo ele, a prefeitura tem o “dever” de tomar atitude quanto ao descumprimento da ordem.

Moradores da região fizeram protesto no último dia 11. Alguns moradores dizem que a indústria lança restos de couro em um terreno baldio que fica ao lado da empresa.

Na quinta-feira, a Prefeitura interditou o curtume.

Nos siga no Google Notícias