ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Ação na Justiça pede merenda no lugar de bolacha e chá nas creches

Edivaldo Bitencourt | 23/09/2015 15:20
Bernal mostra produto vencido durante a greve na educação (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Bernal mostra produto vencido durante a greve na educação (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Defensoria Pública ingressou com ação na Justiça para obrigar a prefeitura a fornecer alimentação adequada na merenda às cerca de 15 mil crianças matriculadas nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil). O órgão denuncia que os estudantes só estão se alimentando com bolachas e chá.

De acordo com o coordenador do Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), Rodrigo Zoccal Rosa, contou que vistoria constatou a falha na alimentação das crianças. Ele destacou que o Poder Judiciário deve determinar, com urgência, a regularização no fornecimento de merenda nas creches da Capital.

A Defensoria Pública cobra alimentação balanceada, com inclusão de frutas, verduras, legumes, proteínas, carboidratos e derivados do leite.

"Solicitamos a concessão do pedido de antecipação da tutela no sentido de obrigar, sob pena de multa diária e responsabilização cível e criminal de seu representante, o Município de Campo Grande, é destacado na ação civil pública", frisou.

"Constatamos a irregularidade, dada a situação de risco em que estão sendo colocadas essas crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da rede municipal de Campo Grande, em flagrante discrepância com os preceitos legais e administrativos", explicou, por meio da assessoria de imprensa.

Em Campo Grande, segundo a ação, 15,6 mil alunos estão matriculados nas creches. O defensor ainda levantou que o Governo federal repassou R$ 6,7 milhões para a compra de alimentos para a merenda na rede municipal.

No início do mês, o prefeito Alcides Bernal (PP) mostrou que aproximadamente mil quilos de carne foram jogados fora porque venceram e não foram utilizado pelas escolas em greve. A paralisação comprometeu a merenda, apesar da prefeitura informar que a maioria das escolas não parou.

A vistoria da Defensoria Pública constatou que os Ceinfs visitados (cinco) no dia 27 de agosto deste ano estavam sem merenda adequada.

Sem merenda, o prefeito deu ultimato às empresas para regularizar a situação. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) vai doar 180 mil quilos de feião para o município. Na manhã de hoje foram entregues 29 toneladas.

Na tarde de hoje, a assessoria foi procurada, mas não deu retorno sobre o problema na rede pública de ensino.

Vistoria constatou falta de alimentação balanceada nas creches (Foto; Marcos Ermínio)
Vistoria constatou falta de alimentação balanceada nas creches (Foto; Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias