ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Ação social leva tratamento de cárie e negociação de dívida ao Ayrton Senna

Luciana Brazil e Michel Faustino | 11/10/2014 10:59
Crianças recebem orientação de odontólogos sobre escovação e saúde bucal. (Foto: Marcelo Calazans)
Crianças recebem orientação de odontólogos sobre escovação e saúde bucal. (Foto: Marcelo Calazans)
Crianças vão receber atendimento clínico em unidades da Sesau. (Foto: Marcelo Calazans)
Crianças vão receber atendimento clínico em unidades da Sesau. (Foto: Marcelo Calazans)

Mais de 10 mil pessoas devem participar de uma grande ação social realizada hoje (11) pela ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul), no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande. Além de tratamento dentário para crianças, a iniciativa oferece emissão de documentos, espaço para beleza, como corte de cabelo e manicure, até teste oftalmológico e negociação de dívidas. Em menos de duas horas, quase mil pessoas prestigiaram o evento. A ação segue até às 17h30.

Durante todo dia, em duas unidades móveis da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), profissionais odontólogos vão realizar tratamentos de cárie, orientação sobre escovação, entre outros atendimentos de clínica geral. Nos casos mais graves, consultas serão agendadas e os pacientes encaminhados para as UBS's (Unidade Básica de Saúde). O atendimento é realizado por quatro dentistas com a ajuda de quatro auxiliares.

Conforme o presidente da ABO, Carlos Magno de Oliveira Rodrigues, a expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo local neste sábado. A ação, segundo ele, celebra o Dia das Crianças, comemorado amanhã (12) e também o Dia do Odontólogo, festejado no dia 25 de outubro. “Queremos conscientizar as crianças e a população em geral sobre o uso coreto do fio dental, como fazer a escovação e os cuidados com a saúde bucal”, disse Rodrigues.

David quer evitar que o filho tenha problemas com a saúde bucal. (Foto: Marcelo Calazans)
David quer evitar que o filho tenha problemas com a saúde bucal. (Foto: Marcelo Calazans)

Além de ganhar kits de higiene bucal, a população pode ainda emitir Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, fazer corte de cabelo, manicure e pedicure, teste oftalmológico e até negociar as dívidas. Para a diversão das crianças, brinquedos, como pula-pula e tirolesa, foram montados no parque. Também acontece uma exposição de moto.

A iniciativa conta com parceria do Detran, Procon, Sesau, Funsat, Exército e instituições privadas.

População - Taíra Martinez Rodrigues, 16 anos, levou o filho de 1 ano e dois meses para fazer uma avaliação bucal. Mesmo com apenas seis dentinhos, a mãe recebeu orientação sobre como escovar os dentes do bebê. “Ele não gosta muita de escovar o dente, mas aqui, hoje, ele se divertiu”, disse a mãe.

Preocupado com a saúde bucal do filho, o auxiliar de padeiro David José dos Santos, 22, também participou da iniciativa na manhã de hoje. Com o bebê de um ano e sete meses, ele disse que não quer repetir os mesmos erros que cometeu no passado.

“É muito importante escovar corretamente. Eu não tive muito cuidado quando era criança, mas com meu filho sou rigoroso. Quero cuidar para ele não ter os mesmos problemas que eu tive”, disse David.

Ação segue até às 17h30 deste sábado.
Ação segue até às 17h30 deste sábado.
Nos siga no Google Notícias