ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Achado morto em cela, narcotraficante era acusado de matar 10 só no Brasil

Luana Rodrigues | 09/11/2015 11:53
Narcotraficante em sua chegada a Manaus em março de 2011. (Foto: Luiz Vasconcelos/ ACritica.com)
Narcotraficante em sua chegada a Manaus em março de 2011. (Foto: Luiz Vasconcelos/ ACritica.com)

Considerado o criminoso mais violento da tríplice fronteira - Brasil, Peru e Colômbia -, o narcotraficante peruano Jair Ardela Michue, 39 anos - encontrado morto na manhã deste domingo(08), em uma cela da penitenciária Presídio Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande - foi preso no ano de 2011 , mas já estava sendo procurado pelas polícias Federal, colombiana e Nacional do Peru desde 2007. Ele era acusado de tráfico de drogas, armas e o homicídio de pelo menos 10 pessoas no Brasil, e já havia sido condenado a 35 anos de prisão.

Conforme o delegado Otacílio Della-Pace, a Polícia Federal esteve no Presídio ontem, juntamente com peritos criminais federais, e a princípio, tudo indica que Jair tenha cometido suicídio. "Solicitamos o histórico médico dele, porque soubemos que já sofria de depressão, bem como, informações sobre a equipe de plantão responsável pelo setor, e a partir disso e dos laudos periciais, saberemos com exatidão as causas da morte", explicou.

Violento e perigoso - Jair ou "Javier", como era conhecido no mundo do crime, foi condenado a cumprir 35 anos de prisão em regime fechado, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, porte de arma de uso permitido e porte de arma de uso restrito. Ele também era acusado de ter matado pelo menos dez pessoas em território brasileiro, entre elas, as dos agentes federais Mauro Lobo e Leonardo Yamaguti, mortos em novembro do ano de 2010 e por tráfico e contrabando de armas e munições de grosso calibre.

Segundo o jornal "A Critica.com", de Manaus, Javier era o principal alvo de uma investigação da Polícia Federal que durou mais de três anos e resultou na operação operação Ilhas, realizada em Tabatinga - há aproximadamente1.100 quilômetros de Manaus, no estado do Amazonas.

Ainda conforme o jornal, da pena aplicada a Javier, 29 anos eram por tráfico de drogas, já que no momento em que foi preso, ele transportava 40 quilos de pasta base de cocaína. Ele também foi sentenciado a dois anos de prisão por conta do porte de um revólver calibre 30, e a cinco anos por uma granada que estava em seu poder.

Na sentença o juiz federal Ricardo Sales explicou que a granada possuía alto poder bélico, podendo atingir um raio de 50 metros.

Para a polícia, Javier tinha um caráter violento e arrojado em suas ações, além de comercializar drogas, também era investigado por contrabando de armas e o roubo de um paiol de armas do Exército colombiano, depois ter provocado a explosão do local.

Nos siga no Google Notícias