ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Acidentes após pagamento de salários superlotam emergência de hospitais

Luciana Brazil, Bruno Chaves e Edivaldo Bitencourt | 09/09/2013 15:24
Luiz Gustavo aponta as causas da superlotação da Santa Casa da Capital (Foto: Bruno Chaves)
Luiz Gustavo aponta as causas da superlotação da Santa Casa da Capital (Foto: Bruno Chaves)

Os dois principais hospitais da Capital voltaram a enfrentar, nesta segunda-feira (9), a superlotação das unidades de emergências. A principal causa são os acidentes de trânsito em decorrência do pagamento dos salários no início do mês e da imprudência no trânsito. Só na Santa Casa de Campo Grande, seis pacientes aguardam uma vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva).

A situação se repete no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, em Campo Grande. O PAM (Pronto Atendimento Médico) está com mais de 40% da capacidade. Pelo menos 100 pacientes aguardam atendimento. O hospital consegue atender, em média, 46 pacientes, segundo o diretor-presidente do hospital, Rodrigo de Paula Aquino.

“É importante saber como está sendo feito o encaminhamento desses pacientes. Sabemos que outras unidades não têm vaga, mas não sabemos se estão sobrecarregados como nós. Não haverá suspensão de atendimento. Vamos atender a todos”, afirmou Aquino.

O problema tem atingido outros hospitais, como a Santa Casa. De acordo como chefe do Centro Cirúrgico, Luiz Gustavo Orlandi, só na unidade vermelha, que é o setor onde ficam os pacientes em estado grave e com risco de morte, 11 pessoas dividem seis vagas. Seis aguardam vaga no CTI.

Já os setores amarelos (sete pacientes) e verde (nove) continuam operando no limite da capacidade. Orlandi explica que os casos de trauma são os principais responsáveis pela superlotação da emergência da instituição.

Ele atribuiu o caos ao fato do fim de semana ser o seguinte após o pagamento dos salários, imprudência no trânsito e de jovens com dinheiro.

Já o diretor do HR não sabe as causas da superlotação. “É difícil dizer o que está acontecendo, por enquanto não é possível saber o motivo dessa superlotação”, afirmou.

Um outro motivo pode ser o fechamento do PAM do Hospital Universitário, que reabriu em um local improvisado e com 11 leitos a menos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não teve resposta sobre os encaminhamentos feitos às unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias