ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Ações de recuperação em Campo Grande começam por 11 bairros

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 18/04/2011 11:40

Região do bairro Universitário foi uma das primeiras contempladas

Trabalhadores iniciam limpeza de ruas no Universitário. (Foto: João Garrigó)
Trabalhadores iniciam limpeza de ruas no Universitário. (Foto: João Garrigó)

Os serviços de recuperação após os estragos causados pela chuva deste ano, anunciados pela Prefeitura de Campo Grande, nesta segunda-feira, começaram por 11 bairros nesta manhã.

Uma das primeiras regiões contempladas é do bairro Universitário. Por volta das 9 horas um ônibus chegou a região com 46 trabalhadores.

Munidos de vassouras e enxadas, eles desembarcaram para resolver o problema da limpeza nas ruas, principal dificuldade apontada pelos moradores.

Duas retroescavadeiras e pelo menos cinco caminhões eram utilizados.

A aposentada Dirce Gomes de Oliveira, de 59 anos, mora na Rua Itacurussá, no Jardim Ametista, parte da região do Universitário. Ele afirma que o bairro não sofreu com problemas de infra-estrutura, como outras regiões de Campo Grande, mas a principal reclamação é o lixo, que permanece há pelo menos dois meses.

A babá Ramona Aparecida Chamorro, de 26 anos, mora na Rua Democrático, no bairro Universitário. Ela também reforça o coro de que o lixo tem sido um empecilho para os moradores e espera que as obras da Prefeitura resolvam a questão.

Segundo Ramona, até o itinerário do ônibus na região foi mudado, pois o lixo impedia que o ônibus trafegasse em determinadas ruas. Mas, para ela, a falta de consciência da população em relação à limpeza ajuda a agravar a situação.

Além do Universitário, as equipes da Prefeitura iniciaram os serviços hoje pelos bairros Maria Aparecida Pedrossian, Mata do Jacinto, Vila Palmira, Jardim Imá, Santa Fé, Moreninhas I e II, Parati, União I e II. Além disso, as avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, bem como as principais vias transversais da cidade, receberão tapa buraco em caráter emergencial.

Ações - O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), anunciou na manhã desta segunda-feira programação de serviços para recuperar a cidade após os estragos causados pelas chuvas. Serão 1,5 mil homens e mais de 200 máquinas à disposição para as ações nas sete regiões urbanas em pelo menos 150 bairros contemplados.

Os trabalhadores atuarão num turno de oito horas de segunda a sexta-feira e no sábado por cinco horas. Serão 740 horas de máquinas em operação, aproximadamente. A Prefeitura não sabe precisar quantos quilômetros de asfalto serão recuperados, pois esta demanda varia em cada região.

Os serviços englobam patrolamento, cascalhamento, tapa-buracos, varrição, pintura de meio-fio e limpeza de boca-de-lobo, patrolamento e de iluminação pública. Serão utilizados 134 caminhões, 36 pás carregadeiras, 23 camionetes, 12 motoniveladoras, 11 rolos compactadores e três microtratores.

Segundo Nelsinho, as obras serão entregues, no máximo, até o dia 26 de agosto, aniversário da Capital. Os investimentos giram em torno de R$ 12 milhões por mês, recursos próprios do município.

 Ações de recuperação em Campo Grande começam por 11 bairros
Nos siga no Google Notícias