ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Acrissul adapta parque para receber alvará de bombeiros para Expogrande

Flávia Lima | 10/02/2015 12:01
A gerente do parque, Marilei Costa mostra uma das plantas do projeto de adequação do espaço. (Foto:Alcides Neto)
A gerente do parque, Marilei Costa mostra uma das plantas do projeto de adequação do espaço. (Foto:Alcides Neto)

A direção da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) deu início esta semana à implantação do projeto que visa a liberação do Parque de Exposições Laucídio Coelho pelo Corpo de Bombeiros para a realização de shows e eventos. A Expogrande deste ano acontece em abril.

Para adequar o local de acordo com as diretrizes do projeto, a gerente do parque, Marilei Costa acredita que a associação vai desembolsar pelo menos R$ 500 mil. Só com a instalação de oito hidrantes e luminárias de emergência ela calcula um gasto de R$ 200 mil.

O projeto elaborado pela entidade e aprovado ano passado pelo Corpo de Bombeiros, determina a adaptação total dos 17 hectares do Parque obedecendo normas de segurança da corporação. Entre as principais adequações exigidas estão a instalação de novos hidrantes, placas de sinalização indicando saídas de emergência e orientando sobre as dependências e setores do local, aumento no número de extintores e instalação de novas caixas d’água.

A gerente do parque explica que o número de extintores de água passou de 38 para 69, além de 23 contendo pó químico. Eles estão sendo colocados em toda área externa do local, incluindo as baias dos animais e os dois tatersais de leilão, além dos prédios da administração, Iagro e Agenfa, que funcionam no espaço.

O mesmo ocorre com as luminárias de emergência, que agora somam 60. O número anterior era de 48. Marlei Costa explica que esses equipamentos já existiam no parque, porém eram em menor número. Quanto as placas indicativas, eram de modelos ultrapassados, que não cumpriam com as normas atuais de segurança. Agora todas são feitas de material fotolumiscente, visíveis no escuro.

Também foi preciso comprar mais duas caixas d’água de 12 mil litros para atender apenas os hidrantes. O prazo para a conclusão das adequações é de 30 dias, mas a gerente acredita que os trabalhos serão encerrados antes do prazo. “Assim poderemos solicitar a vistoria dos bombeiros”, diz.

Além disso, serão feitas pequenas adequações em rampas de acesso para deficientes físicos e visuais com a instalação de piso táctil, seguindo norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As vagas de estacionamento do parque também ganharão placas e pintura indicando as reservadas para idosos e cadeirantes.

Fechamento - A decisão de interditar o espaço aconteceu dia 24 de abril do ano passado, data de abertura da Expogrande. Na época, o desembargador Sideni Soncini Pimentel atendeu pedido de liminar do MPE (Ministério Público Estadual) e ordenou que o parque fosse interditado cinco dias após a feira agropecuária para evitar prejuízos.. No entanto, o espaço só foi interditado no dia 16 de maio.

Para fechar o espaço, o MPE alegou falta de licença ambiental na realização dos eventos. A medida gerou polêmica na época porque a prefeitura havia emitido alvará de funcionamento às empresas.

Economia - A Acrissul conta com a liberação do alvará para que a Expogrande, principal feira agropecuária do Estado volte a contar com as apresentações artísticas, suspensas ano passado. Segundo o presidente da entidade, Francisco Maia, a aquisição do licenciamento ambiental e o alvará que deve ser expedido pelo Corpo de Bombeiros foram os principais motivos para a decisão de retomar os shows.

O fator econômico também levou a Acrissul a manter a Expogrande com seus mega shows. Segundo o presidente da associação, Chico Maia, somente no ano passado, entre créditos aprovados, financiamentos, negócios prospectos e comércio de máquinas, equipamentos agrícolas e produtos, foi possível arrecadar mais de meio bilhão de reais.

A Expogrande é o maior evento de agropecuária do Estado e este ano terá sua 77ª edição, que acontecerá entre os dias 23 de abril e 3 de maio. A agenda de leilões já está fechada e este ano terá 36 eventos. Na programação artística a feira terá dez atrações nacionais e regionais. A abertura do circuito ficará a cargo da Banda Malta.

A Acrissul decidiu ampliar a entrada franca ao parque durante a Expogrande, que este ano vai liberar a entrada do público nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril.

Funcionário trabalha na instalação de extintores nas baias dos animais. (Foto:Alcides Neto)
Funcionário trabalha na instalação de extintores nas baias dos animais. (Foto:Alcides Neto)
Luminárias de emergência estão sendo colocadas em todos os setores. (Foto:Alcides Neto)
Luminárias de emergência estão sendo colocadas em todos os setores. (Foto:Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias