ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Acrissul marca Expogrande, mas não "vai brigar com o mundo" por shows

Luciana Brazil | 30/01/2014 10:13
Sorriso Maroto foi o primeiro show de 2013. (Foto:Arquivo/ João Garrigó)
Sorriso Maroto foi o primeiro show de 2013. (Foto:Arquivo/ João Garrigó)

Mesmo com data definida, de 24 de abril a 4 de maio, a maior feira agropecuária do Estado, a Expogrande, ainda não confirmou a agenda de eventos. Os polêmicos shows, que chegaram a ser suspensos em 2012, podem nem acontecer na 76° edição.

Após inúmeros esforços da associação para a realização dos shows, neste ano, se não houver mobilização e apoio da prefeitura e do Estado, a Acrissul não pretende “brigar com o mundo” para que esses eventos aconteçam, como desabafou o presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, associação organiza a feira.

“Tem que haver parte política. Não vamos brigar com o mundo, como já fizemos, para manter uma tradição. Todo mundo tem que ter vontade. O interesse é de todos”, disparou o presidente da associação.

A festa não é mais da Acrissul, segundo ele. “É uma festa da cidade. Precisa ter mais envolvimento dos parceiros. Todo mundo tem que ter vontade. Não vou me sacrificar. Mesmo sem os shows, a feira fomenta o agronegócio e esse é o foco”.

Maia diz que não "vai brigar com o mundo" por causa dos shows. (Foto:Arquivo)
Maia diz que não "vai brigar com o mundo" por causa dos shows. (Foto:Arquivo)

Maia garante que já iniciou os trabalhos para conseguir apoio da prefeitura e também do governo do Estado. “Já pedi para secretária da Acrissul agendar uma audiência com o prefeito (Alcides Bernal) e também com o governador (André Pucinelli)”.

Mas apesar de querer shows, Maia é contra o excesso deles, o que ele rotula como “massificação”. “Esta acontecendo uma saturação de shows, de uma forma geral. Na Expogrande são suficientes seis shows durante a feira, não é preciso mais do que isso”.

Negócios- Conforme Maia, cerca de 20 mil animais serão vendidos durante a feira. “A data da feira neste ano, que é no final de abril e não no começo, é uma boa época, já que os bezerros já estarão no desmame. É um momento bom, o mercado está bom, mas estamos com pouca oferta de bezerros, por isso o mercado é que vai dizer quanto será vendido”.

O mercado está bom e será uma boa feira, acredita o presidente da Acrissul. “O importante é a comercialização de produtos, a troca de experiência e o fomento do agronegócio”, finaliza.

Shows- Os shows foram proibidos em 2012 pela Justiça, devido a Lei do Silêncio aprovada pelos vereadores em 2011. Um acordo assinado com o MPE (Ministério Público Estadual) definiu uma série de adaptações para que os shows fossem realizados, como o horário de término, às 23h, barramento acústico, ligações de esgoto, banheiros modernos, e tratamento de dejetos em separado (da exposição de animais).

No entanto, no ano passado, uma mudança na Lei do Silêncio permitiu a realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A medida incluiu a feira nas exceções da Lei Complementar 8/1996. A festa passou a fazer parte do calendário da cidade.

Conforme Maia, todas as exigências do MPE, exceto o barramento acústico, foram realizadas.

Nos siga no Google Notícias