ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Adolescente morre com suspeita de meningite bacteriana na Capital

Lidiane Kober | 12/06/2014 15:25

Por volta das 19 horas de ontem (11), Enéas Márcio de Moura Medeiros, 15 anos, morreu no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande, com suspeita de meningite bacteriana. Os sintomas começaram a aparecer no domingo (8), um dia depois, surgiram as primeiras manchas vermelhas pelo corpo e ele foi encaminhado ao hospital na terça-feira (10).

Vizinha e amiga da mãe, Mônica Mercedes de Souza, 33 anos, está no velório do adolescente e contou que febre alta foi o primeiro sinal da doença. “Começou no domingo, na madrugada de segunda já o levaram à Upa (Unidade de Pronto-Atendimento), do Bairro Universitário, mas ele foi liberado sem fazer exames e apenas lhe medicaram remédio para febre”, relatou.

Os sintomas continuaram e a família voltou à unidade de saúde, no final da tarde de segunda. “Ele começou a vomitar e surgiram os primeiros hematomas vermelhos”, relatou Mônica. Na terça, Enéas foi internado no HU, onde morreu no início da noite de quarta-feira. “A família está atordoada”, emendou.

O adolescente morava no Bairro Paulo Coelho Machado, na saída para São Paulo, e estudava na Escola Estadual José Barbosa. Amigos contam que Enéas era um menino saudável e alegre. Em Mato Grosso do Sul, de 2011 a 2013, 28 pessoas morreram por conta da meningite bacteriana.

A doença - As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Algumas formas de meningite bacteriana são contagiosas, podendo ser transmitidas através de secreções, como espirros, tosse e também por fezes, referente ao contato direto com a pessoa doente.

O tratamento tem de ser introduzido sem perda de tempo, porque a doença pode ser letal ou deixar sequelas, como surdez, dificuldade de aprendizagem, comprometimento cerebral. Ele é feito com antibióticos aplicados na veia.

Nos siga no Google Notícias