ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Adventistas enfrentarão maratona de 11h no Enem para seguir a crença

Alan Diógenes | 23/10/2015 18:09
Depois de muito estudo, alunos adventistas ainda terão que esperar o por do sol para fazer o Enem. (Foto: Fernando Antunes)
Depois de muito estudo, alunos adventistas ainda terão que esperar o por do sol para fazer o Enem. (Foto: Fernando Antunes)
Juliana acredita que provas para os adventistas deveriam ser em outro dia. (Foto: Fernando Antunes)
Juliana acredita que provas para os adventistas deveriam ser em outro dia. (Foto: Fernando Antunes)

Estudantes adventistas irão enfrentar uma “maratona” de 11h dentro das salas onde ocorrerão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste sábado (24). As provas também serão aplicadas no domingo (25). Pela crença, eles só podem fazer as provas após o por do sol, e por isso têm que esperar os demais alunos saírem das salas para então começarem a responder as questões das 19h às 23h.

É assim com todos os adventistas, judeus e membros da Igreja Batista por todo o país. O fato, que acontece apenas no sábado, incomoda os estudantes que preferem chegar no horário para fazer as provas ou fazê-las em outro dia.

É o que explicou a estudante Juliana Topazio Ribeiro, 17 anos, que já fez o exame três vezes. “Desfavorece muito a gente porque cansamos mais que os demais inscritos. É uma falta de respeito. Tem fiscal que não deixa a gente nem olhar pro lado. Enquanto a prova não começa a gente fica olhando para o além sem fazer nada”, comentou.

A jovem até participou da assinatura de uma petição na internet para que a regra mudasse, o que não teve sucesso. “A gente pensa que se até mesmo os presidiários podem fazer as provas em outros dias, porque que a gente não pode se estamos falando de uma questão religiosa”, disse Juliana.

Ela estuda no colégio desde a primeira série e se tornou adventista através da influência de colegas de sala. Juliana falou um pouco sobre a proibição de exercer qualquer atividade no sábado. “Na verdade a gente tem que resguardar desde a tarde de sexta-feira até o cair do sol no sábado, porque é um período dedicado a Deus, dia de fazermos algo bom para os outros e não para sí próprio. É um momento de ficar com a família e este é o quarto mandamento da bíblia”, apontou.

A estudante que almeja uma vaga no curso de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira (23), preferiu ficar em casa, sem fazer coisas que dão cansaço. Ela se preparou e muito para o Enem através de apostilas pré-vestibular.

Estudando no mesmo colégio o estudante Fabriciano de Oliveira Meira, 17, também acredita que o método adotado para os adventistas fazerem as provas deveria ser alterado. “Penso que a gente tinha que ficar pelo menos em um lugar separado, enquanto os demais fazem as provas. Incomoda muito e só podemos ir algumas vezes no banheiro e tomar água.”destacou.

Fabriciano é adventista junto com a família. Para conseguir a vaga no curso de Educação Física, ele fez curso prepatório em outro período que não atrapalhasse as aulas do ensino médio. “Apesar de enfrentarmos uma maratona amanhã, estou confiante e espero que tudo dê certo”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias