ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Advogado aponta que não há provas de homicídio doloso contra médico

Filipe Prado | 30/07/2015 17:59
Ascenço, de branco, vai alegar que não há provas de que crime no caso da quimioterapia (Foto: Arquivo)
Ascenço, de branco, vai alegar que não há provas de que crime no caso da quimioterapia (Foto: Arquivo)

O advogado do médico José Maria Ascenço, indiciado por homicídio doloso e lesão corporal grave, no caso das quatro morte no setor de oncologia da Santa Casa, rebateu as acusações feitas pela Polícia Civil e alegou que o cliente é inocente. André Borges afirmou que não há provas suficientes para responsabilizar o médico pelos crimes.

De acordo com a nota expedida, o Centro Integrado de Oncologia e Hematologia de MS S/S Ltda., responsável pelo setor da Santa Casa na época das mortes, não concordou com a conclusão do inquérito e assegurou que nenhuma das perícias realizadas durante a investigação apontaram as causas do ocorrido.

O advogado criticou a decisão, insinuando que as investigações procuraram somente culpados, porém não esclareceram os fatos ocorridos. Ainda apontou que vários argumentos, usados durante a apuração do caso, foram desconsiderados.

O caso foi encaminhado para o MPE (Ministério Público Estadual) e, conforme a nota, eles confiam na imparcialidade do órgão e no Poder Judiciário “para reparar os excessos cometidos até então”.

Inquérito - As investigações constataram que um erro – a troca de medicamentos, o metotrexato pelo Fluoroucil (5-FU) – causou as mortes das pacientes Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72, e Maria Glória Guimarães, 61, em julho do ano passado. A quarta vítima, Margarida Isabel de Oliveira, 70, morreu em 27 de janeiro deste ano, sete meses após a troca.

Conforme a titular da Deco (Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado), delegada Ana Cláudia Medina, o médico foi indiciado por homicídio doloso e lesões graves. Além dele, quatro pessoas foram responsabilizadas pelos crimes. Eles podem ser condenados a pena de até 96 anos de reclusão.

O farmacêutico Rafael Castro Fernandes não tinha experiência e foi responsável pela troca dos remédios durante a manipulação. Ele vai responder por homicídio culposo por cada uma das mortes e pode ser condenado, por cada crime, a pena de 6 a 12 anos de reclusão. Pelo mesmo crime foi indiciado o médico Henrique Eses Ascenço, que era o responsável técnico pela clínica.

A farmacêutica Rita de Cássia Junqueira Godin foi indiciada por falsidade ideológica, porque registrava a manipulação dos medicamentos no período da tarde, apesar da mistura acontecer de manhã.

A enfermeira Geovana Carvalha Penteado, que chegou a realizar a manipulação dos produtos, foi indiciada por exercício irregular da profissão.

Nos siga no Google Notícias