ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Advogado tenta na Justiça, mas não consegue cancelar votação da OAB

Paulo Yafusso | 06/05/2016 16:11
Escolha dos seis candidatos a vaga de desembargador do TJMS foi feita pela OAB/MS no último dia 29 (Foto: Marcos Ermínio)
Escolha dos seis candidatos a vaga de desembargador do TJMS foi feita pela OAB/MS no último dia 29 (Foto: Marcos Ermínio)

O advogado Fábio Trad entrou com mandado de segurança para suspender liminarmente decisão da OAB/MS (seccional da Ordem dos Advogados do Brasil) que definiu os seis candidatos da lista para a disputa do quinto constitucional, que define a vaga de desembargador no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Com isso, a estratégia seria assegurar a inclusão dele na lista encaminhada ao Tribunal de Justiça.

O advogado dele, Elton Luis Nasse de Mello, entrou com mandado de segurança contra ato da presidência da OAB, que permitiu a inscrição do candidato Rodolfo Souza Bertin para concorrer a vaga de desembargador pelo quinto constitucional. Para justificar o pedido de liminar, Fábio Trad afirma que poderá sofrer “perda irreparável”, já que em breve o TJMS deve julgar a lista sêxtupla e como ele é o primeiro mais votado depois dos seis que constam na lista, a demora na análise da questão poderá prejudicá-lo.

Ocorre que o mandado de segurança foi encaminhado para juiz plantonista. E ao analisar o pedido, a juíza federal Janete Lima Miguel destacou que o mandado de segurança não necessitaria ser analisado pelo juiz de plantão. “Entendo que o presente pedido não comporta análise no plantão, porquanto poderá ser decidido pelo juízo competente, no horário do expediente, a partir do dia 06/05/2016, haja vista que não foi demonstrado nenhum fato capaz de causar prejuízo ou implicar perecimento de direito à impetrante durante o período de funcionamento do presente plantão judiciário”, afirma a juíza em seu curto despacho.

O advogado Elton Nasser explicou que o mandado foi protocolado ainda durante o expediente, às 17h57 e não no plantão. Na 4ª Vara Federal, onde tramita a ação, a informação é de que, embora o mandado de segurança tenha sido impetrado ainda no horário de atendimento ao público, a distribuição ocorreu já após o encerramento do funcionamento do Fórum, mas foi recebido pelo juiz titular, Pedro Pereira dos Santos, que alegando questão de foro íntimo, encaminhou para a juíza do plantão, Janete Lima Miguel.

Como a magistrada entendeu que não seria o caso de análise da ação no plantão, o processo foi encaminhado para o juiz Fernando Nardon Nielsen.

A disputa – A votação para definir os integrantes da lista sêxtupla foi realizada pela OAB/MS no último dia 29. Disputa acirrada que demorou 11 horas e gerou muitas discussões entre os advogados. A votação foi realizada em quatro etapas, pois pela regra teria que haver o número mínimo de 18 votos para a escolha do candidato. No total, 35 conselheiros tinha direito a voto.

Na primeira disputa foram eleitos Alexandre Bastos, com 31 votos, Honório Suguita, com 28 votos, e João Arnar, de Dourados, com 27 votos. Na segunda votação os escolhidos foram Gabriel Abrão Filho, com 25 votos e José Rizkallah Júnior, com 23 indicações. Para a escolha da última vaga, a briga pelo voto dos colegas ficou entre Rodolfo Souza Bertin e Fábio Trad. Foi preciso duas votações só para definir entre os dois, e no final o mais votado foi Bertin, ocupando a última vaga e motivo do mandado de segurança impetrado por Trad.

A lista com os seis nomes foi encaminhado para o TJMS que deverá excluir três e encaminhar os outros três nomes para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que vai nomear um deles, como o desembargador definido pelo quinto constitucional.

Atualizado às 17h25 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias