ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Advogados de bancário preso no CMO não acionaram plantão, diz juiz militar

Ricardo Campos Jr. | 16/11/2015 17:34

O juiz titular da auditoria da 9ª Circunscrição Judiciária Militar, Jorge Luiz de Oliveira da Silva, contesta a explicação do bancário preso no CMO (Comando Militar do Oeste) sobre a demora no alvará de soltura. O magistrado afirma que está disponível 24 horas pelos telefones publicados no site do órgão e não foi acionado pelos advogados de Lauro Luiz Ferreira Marques Rezende, acusado de desacatar um militar na quinta-feira.

Em nota encaminhada nesta segunda-feira (16), o juiz relata que houve um equívoco da defesa do civil, que protocolou o pedido de liberdade na Justiça Federal e na Justiça Estadual. Como nenhuma delas pode analisar casos da esfera militar, a solicitação foi negada.

O caso chegou às mãos do magistrado por meio de um oficial do Exército na sexta-feira, tendo ele imediatamente determinado a soltura do funcionário público mesmo sem um pedido formal dos advogados.

Agora, o caso de Rezende já está seguindo o caminho correto. Segundo o juiz, os autos da prisão foram encaminhados ao Ministério Público Militar, que irá avaliar a situação e poderá tomar dois caminhos: arquivar o caso ou oferecer denúncia processando o bancário, situação em que o processo retornará às mãos de Silva para condená-lo ou absolvê-lo, não sendo o trâmite considerado como meramente administrativo.

“Portanto, existe sim um plantão 24 horas na Justiça Militar Federal, sendo que os advogados poderiam e deveriam ter feito contato a qualquer momento”, relata o juiz no comunicado.

O caso – Rezende trabalha na agência do Banco do Brasil que fica dentro do CMO. Ele conta que deixava o local na quinta quando um balizador fez sinal para que ele parasse o carro. O civil pensou que ele estava apenas organizando o trânsito, fez um sinal indicando que o caminho estava livre e seguiu.

“Eu continuei saindo, ele entrou na frente do meu carro e começou a chamar os outros militares. Eu falei que não ia descer do carro e não ia dar ré. Nisso chegou um superior e me prendeu, disse que eu desacatei todo mundo”, relatou.

Na opinião dele, a atitude dos militares foi completamente arbitrária e injusta. “Para mim, foi por motivo fútil. Não sei se esse é o procedimento, eu não entendi. Estou meio passado até agora. Eles entenderam como desacato, me cercaram. Eu falava que queria ir embora, mas não me deixavam. Ele [oficial] ameaçou me algemar”, lembra o funcionário público.

Nos siga no Google Notícias