ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Agendamento eletrônico não acaba com fila do RG, que tem 1ª via gratuita

Viviane Oliveira | 01/10/2013 08:01
Agendamento eletrônico começou hoje, mas muita gente resolveu acordar cedo para fazer o documento no Instituto de Identificação. (Foto: Marcos Ermínio)
Agendamento eletrônico começou hoje, mas muita gente resolveu acordar cedo para fazer o documento no Instituto de Identificação. (Foto: Marcos Ermínio)

Começou hoje, em Campo Grande, o agendamento eletrônico para expedição da primeira e segunda via da Carteira de Identidade. Mesmo assim, a fila estava grande no Posto de Identificação do Shopping 26 de Agosto, na manhã desta terça-feira. A partir de hoje, também passa a valer a gratuidade para quem fizer o RG pela primeira vez.

A maioria que resolveu ir ao local, antes de fazer o agendamento alega que precisa, com urgência, do documento. Como é o caso do autônomo Juarez Sanches, 45 anos, que teve os documentos roubados e precisa com rapidez de uma nova identidade. “Eu fiquei sabendo ontem pela televisão sobre o agendamento eletrônico, mas preferi vir hoje porque não tenho internet em casa”, diz.

Além do novo serviço, também passa a valer a gratuidade para quem vai fazer o documento pela primeira vez. O direito é assegurado pela Lei Estadual 4.391, de 17 de julho deste ano.

O objetivo do agendamento eletrônico é diminuir as filas, evitar que as pessoas compareçam aos postos de identificação e não consigam senha para atendimento no mesmo dia. Na semana passada, a estudante Flávia Virginia Paulino, 18 anos, não conseguiu fazer o documento porque chegou tarde e a senha já havia acabado.

Ela conta que ainda não sabia que a primeira via seria gratuita a partir de hoje e na semana passada pagou o documento. “Eu paguei na parte da manhã e precisei sair do local, quando retornei ao instituto já não tinha mais senha”, lamenta, acrescentando que espera fazer o documento, que já está pago, hoje.

A jovem Esther Naara, 17 anos, foi uma das que acordou cedo para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade. “Eu preciso para fazer o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a primeira via eu tirei quando tinha 7 anos e preciso de outro documento por conta da assinatura”, explica.

O serviço está disponível somente em Campo Grade. O usuário deve acessar http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. A pessoa receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, local e o protocolo de agendamento.

Nos siga no Google Notícias