ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Agentes foram envenenados com "chumbinho", confirma perícia

Paulo Yafusso | 28/05/2016 11:58
Análise feita no resídio encontrado no café, apontou que se trata do veneno conhecido como "chumbinho" (Foto: Divulgação)
Análise feita no resídio encontrado no café, apontou que se trata do veneno conhecido como "chumbinho" (Foto: Divulgação)

Laudo da perícia confirmou que os seis agentes penitenciários do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande foram envenenados com o produto Carvofurano, popularmente conhecido com “chumbinho”. Ele tem o uso proibido no Brasil, mas muitos o utilizam para matar ratos. A Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) trabalha agora para descobrir como o veneno entrou no presídio, quem o colocou na garrafa térmica com café e quem é o mandante.

A delegada que preside o inquérito, Ana Cláudia Medina, já ouviu várias pessoas. Os primeiros a prestarem depoimento foram os dois detentos que trabalhavam na cozinha no dia 20 de abril deste ano, data em que os agentes foram envenenados. Eles negaram terem participado do crime e afirmaram desconhecer quem teria colocado o veneno no café. Também foram ouvidos alguns agentes penitenciários. No dia da ocorrência, já havia a suspeita de que os servidores haviam sido envenenados com “chumbinho”.

O presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Santiago, afirmou que o médico que atendeu os agentes disse que por sorte o “chumbinho” não se dissolveu totalmente, senão os servidores estariam mortos. “Por ser granulado, esse veneno demora para se dissolver. Se tivessem chacoalhado a garrafa térmica a dissolução seria acelerada e eles estariam mortos”, afirmou o sindicalista.

Mudança - Após o envenenamento dos agentes penitenciários do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) implantou um sistema em que as refeições para os servidores passaram a ser preparados por uma cozinheira e em cozinha separada do local onde são feitas as refeições aos detentos. O diretor-presidente da Agência, Ailton Stropa, disse que em todas as 46 unidades haverá mudança no preparo dos alimentos.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, a cozinheira foi contratada pela empresa que prepara as refeições no Presídio de Segurança Máxima, para atender aos agentes penitenciários e outros servidores que almoçam ou jantam na unidade penal, como professores, enfermeiros, psicólogos, médicos. Stropa afirmou que haverá mudanças em todas as 46 unidades do regime fechado, semi-aberto e aberto, por questão de segurança, para evitar ocorrências como a do dia 20 de abril.

“Fizemos uma consulta a cada um dos diretores das unidades penais, pedindo sugestão e assim que tivermos um panorama vamos adotar as medidas”, afirmou. Segundo ele, por dia são fornecidos mais de 15 mil refeições para os detentos e cerca de mil para os servidores do Sistema Penitenciário.

Nos siga no Google Notícias