ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Agentes penitenciários organizam caravana até Brasília para defender PEC 308

Fernanda Yafusso | 14/10/2016 23:32

Agentes penitenciários do Estado irão até a capital federal na próxima segunda-feira (17) para defenderem a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 308, que transforma o agente penitenciário em polícia penal.

A saída da comitiva está prevista a partir das 10 horas, da sede do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) e retornam para Campo Grande na quarta-feira (19) às 17 horas.

Proposta - A PEC 308 cria a Polícia Penal e transforma os agentes penitenciários em polícia, o que na prática dá mais status à carreira e facilita futuras reivindicações da categoria. Atualmente, os profissionais não possuem reconhecimento constitucional dentro do sistema prisional, pois não são enquadrados como membros da segurança pública.

Com a mudança constitucional, os servidores seriam responsáveis pela realização de atividades policiais nas dependências das unidades prisionais; promoveriam atividades para garantir a segurança e a integridade física dos apenados e participariam, junto com os demais órgãos da Segurança Pública, de diligências e atividades policiais que visem à imediata recaptura de presos foragidos das unidades penais.

Apoio - No final de setembro deste ano, durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo na Assembleia, defendeu a implantação de uma força policial específica para atuar em presídios.

Rinaldo disse que enviou moção de apoio ao Senado pela tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) número 14/2016, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), que trata do tema.

"A PEC mostra-se importante e uma resposta aos anseios da sociedade por uma mudança no sistema penitenciário, prova disso é o apoio dos funcionários que trabalham na área, que entendem que a mudança contribuirá para a melhora no sistema".

Nos siga no Google Notícias