ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

OAB/MS constata agressão a preso e Agepen abre sindicância

Nadyenka Castro | 18/01/2012 17:15

A Ordem dos Advogados do Brasil recebeu denúncia e foi até o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima. Lá, o detento disse que foi agredido por agentes penitenciários. Prontuário médico confirmou os ferimentos

Exame visual comprovou agressões em preso que cumpre pena por porte de arma no presídio de Segurança Máxima. (Foto: Divulgação OAB-MS)
Exame visual comprovou agressões em preso que cumpre pena por porte de arma no presídio de Segurança Máxima. (Foto: Divulgação OAB-MS)

Após receber denúncia sobre agressão a um preso, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/subseção de Mato Grosso do Sul) foi até o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande e constatou que Cipriano Martins Júnior, de 28 anos, foi agredido.

Ele disse à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem que as agressões foram feitas por agentes penitenciários. Diante da denúncia, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) abriu sindicância para apurar a participação de servidores no caso.

Conforme a OAB/MS, o vice-presidente da Comissão, advogado Osvaldo Pimenta de Abreu foi ao presídio acompanhado de um dos membros da Comissão, Irineu Domingos Mendes. Ambos conversaram com Cipriano e este relatou as agressões, apontou os autores e disse não saber o motivo.

Os representantes da OAB/MS tiveram acesso ao prontuário de atendimento do detento no Posto de Saúde do bairro Tiradentes. Segundo a OAB/MS, o documento confirma que o paciente foi vítima de espancamento. Os advogados também tiveram acesso à ficha disciplinar do detento, que mostra que ele não tem pendências disciplinares.

A denúncia foi encaminhada à Agepen, que, além de abrir sindicância, irá manter a Ordem atualizada sobre o andamento da apuração e o resultado do processo disciplinar.

Conforme a OAB/MS, Cipriano nasceu na cidade de Aquidauana, está preso desde o ano passado por porte ilegal de arma de fogo e antes já havia sido condenado por furto.

Nos siga no Google Notícias