ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Agepen faz mapeamento de presos que trabalham fora do Centro Penal da Gameleira

Francisco Júnior | 07/08/2012 09:35
Abordagens de presos na entrada do Centro Penal. (Foto: Divulgação)
Abordagens de presos na entrada do Centro Penal. (Foto: Divulgação)

O Centro Penal e Agroindustrial da Gameleira realizou uma força-tarefa para analisar o tempo médio gasto por um detento que cumpre pena em regime semiaberto e que trabalha em empresa fora do presídio para chegar ao local de trabalho e retornar a unidade após no fim do dia.

O principal objetivo do estudo foi adequar os horários de entrada e saída de 290 internos, através de um mapeamento de localidade, distância e meio de transporte utilizados pelos detentos.

O tempo estipulado para que o detento se reapresentasse na unidade após a jornada de trabalho externa variava de uma a três horas, sem levar em conta a distância percorrida do local de trabalho até o Centro Penal, condizente apenas com o meio de transporte utilizado pelos detentos.

Através do levantamento realizado por técnicos, direção de plantões, chefia e direção do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira foi feito um mapeamento das empresas, a distância de cada uma delas partindo da unidade e o tempo médio de cada itinerário, visto que a empresa contratante é responsável pelo monitoramento da locomoção do interno durante o expediente de serviço.

Numa segunda etapa foram confirmados os meios de transportes utilizados pelos detentos e somente após a coleta dos dados foram estipulados horários de retorno dos internos a unidade penal.

Cerca de 85% dos intervalos sofreram alterações após o estudo e novos horários foram estipulados. A medida visa assegurar o cumprimento do horário de liberação.

De acordo com o diretor da Gameleira Tarley Cândido Barbosa o estudo partiu da necessidade de readequação do tempo de deslocamento dos detentos para o trabalho e retorno a unidade penal.

“Detectamos que alguns internos precisavam um tempo menor do que o estipulado anteriormente e outros maior. A nossa preocupação era de que este período em que estavam fora da unidade e dentro do horário permitido para se apresentar, fosse utilizado de forma errada, encontramos alguns deles bebendo em bares da Capital”, explica Tarley. (Com informações da assessoria da Agepen)

Nos siga no Google Notícias