ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Agepen quer fechar "buracos" para cortar sinal de celular em presídio

Aline dos Santos e Graziela Rezende | 11/03/2014 10:59
Diretor da Agepen, Deusdete explica que presídios passam por varredura. (Foto: Cleber Gellio)
Diretor da Agepen, Deusdete explica que presídios passam por varredura. (Foto: Cleber Gellio)

Envolvidos em 70% dos crimes, os presos vão ficar sem sinal de celular a partir deste primeiro semestre. O isolamento do Complexo Penal em Campo Grande, no Jardim Noroeste, está na fase final de testes.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) , Deusdete de Oliveira, os 15 mil metros quadrados do complexo são percorridos em busca de “buracos”.

Ou seja, pontos em que ainda é possível obter sinal de telefonia móvel. “Continuamos com os testes diários e vai ocorrer fechamento total nessa área. Também estamos testando a faixa de frequência das operadoras”, afirma.

Ele exemplifica que a Claro tem sinal muito forte na região. “Liga para Claro e pede para diminuir o sinal nesse ponto. Amplia ou reduz a faixa de frequência das operadoras, mas sem problema para a vizinhança”, salienta.

O desafio de calar os presídios é para conter os crimes extramuros. “Foi constatado que 70% dos crimes se não é a mando, tem a participação de detento. Ele se utiliza do princípio da oportunidade. Vamos dificultar o máximo possível a relação entre o preso e o comparsa”, diz o diretor da Agepen.

Os bloqueadores serão monitorados por câmeras de segurança, para evitar tentativas de depredação. As câmeras vão funcionar por controle remoto. No Instituto Penal, no dia 2 de março, um interno foi flagrado ao cortar um dos fios dos bloqueadores.

Depois de Campo Grande, o bloqueio do sinal da telefonia móvel deve chegar a presídios de Dourados e Três Lagoas. No mês passado, internos de diversas unidades prisionais do Estado fizeram um “movimento grevista” que pedia melhores condições dentro dos presídios. Segundo os presos, o movimento era motivado por conquista de “direitos humanos”. Para as autoridades, o protesto era por causa dos testes para a instalação dos bloqueadores de celulares.

O diretor da Agepen garante que o clima nas celas é tranquilo. “Nada de falar em motim. Estabelecemos um acordo com os presos. Eles cumprem as suas obrigações e recebem visitas e alimentação”, afirma. O Complexo Penal de Campo Grande é formado pelo Centro de Triagem; presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima; Instituto Penal e Presídio de Trânsito.

Nos siga no Google Notícias