ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Agricultores familiares terão descontos no pagamento de financiamentos

Thiago de Souza | 11/07/2015 20:47

Agricultores familiares que acessam o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) terão descontos no pagamento de financiamentos.

A decisão significa que produtos como raiz de mandioca, feijão, castanha de caju e outras 13 culturas tiveram o valor de mercado abaixo do PGPAF (Preço de Garantia de Preços da Agricultura Familiar).

Os descontos foram determinados para as seguintes culturas: açaí, algodão em caroço, babaçu (amêndoa), banana, borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana de açúcar, castanha de caju, feijão, leite, maracujá, milho, raiz de mandioca, sorgo, trigo e triticale.

A raiz de mandioca, por exemplo, tem desconto de 51,81% no Espírito Santo, e o feijão está com bônus de 27,38% em Tocantins. Já a castanha de caju apresenta 17,54% no Maranhão.

A dedução vale para o período de 10 de julho a 9 de agosto de 2015, com referências nos preços praticados no mercado em junho de 2015.

O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA).

De acordo com a Agraer/MS, em Mato Grosso do Sul, são 70,5 mil famílias de agricultores familiares, sendo 35.469 famílias de assentados da reforma agrária e crédito fundiário,  20.060 famílias de agricultores familiares tradicionais, 12 famílias indígenas,  2.112 famílias de pescadores profissionais artesanais e 592 familias de quilombolas.

Nos siga no Google Notícias