Moreninhas reclama e Águas revê multa do esgoto
Direçaõ da empresa fará reunião com moradores na sexta-feira.
Os moradores das Moreninhas 3 reclamaram da cobrança de multas por ligações irregulares de esgoto, que juntas com outras cobranças, chegam a R$ 1.300,00, e a empresa está revendo as multas.
De acordo com a empresa, 27 casas do bairro estavam conectadas irregularmente à rede, sem pagar pelo uso. Eles receberam multa de R$ 474, cobrança de R$ 451 pela regularização da ligação, além de uma cobrança retroativa relativa ao período estimado em que o cliente usou o esgoto clandestinamente, com base no consumo de água.
O gerente da Águas, Waldyr Vilanova Junior, se reuniu com moradores e decidiu suspender a cobrança das multas. Ele irá voltar ao bairro para conversar com todos os moradores e esclarecer as dúvidas, na sexta-feira, às 18h, no centro comunitário. De acordo com a empresa, as 27 multas foram suspensas.
Uma van da Águas Guariroba está parada em frente à associação, para atender os moradores. Os funcionários retiram dúvidas dos moradores e tratam de assuntos inerentes às contas, como o parcelamento de débitos.
Mas segundo o vice-presidente da associação, Humberto Cantuário Vieira, muitos moradores não procuraram a empresa para contestar a cobrança da multa e até pagaram a primeira parcela.
Há 25 anos morando no bairro, Rogério Torres Barbosa diz que muitos moradores não têm condições de pagar a tarifa de esgoto, mas foram obrigados a se ligar na rede.
“Vai resolver um problema e criar outro; 90% dos moradores não terão como pagar. Eu tenho dois empregos e vou ter dificuldade”, afirmou. “Não é que não queremos pagar e que não temos dinheiro”, acrescenta.
As reclamações dos moradores não param. “Estão obrigando a tirar os medidores de água de dentro das casas e colocar para fora, mas quando vem alguém e quebra cobram da gente”, diz o secretário da associação de moradores, João Doçura Moraes. “Cadê os vereadores e os nossos representantes neste momento”, acrescenta.
Outro lado – Sobre a tarifa de esgoto, a empresa disse que “a população é quem faz o consumo”. Quando maior é o consumo de água, maior é a tarifa de esgoto.
A assessoria de imprensa diz que a população precisa fazer um consumo consciente. Além disso, existe a tarifa social que dá desconto de 50% para moradores que se enquadram em uma série de exigências que vão desde isenção de IPTU à consumo de até 20m³ de água por mês.
Com relação aos cavaletes fora das residências, a empresa afirma que existe uma lei que obriga o medidor estar visível para o funcionário que for fazer a leitura de fora da casa.
No entanto, a concessionária diz que só mandou remanejar os relógios das residências onde havia ligação clandestina.
Além disso, a empresa recomenda que seja colocada alguma proteção nos medidores, como grades, impedindo que vândalos ou animais estraguem os aparelhos.