ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Águas traz de Israel sistema para monitorar em tempo real falhas na rede

Lidiane Kober | 13/03/2014 18:32
Operador do Centro de Controle Operacional utilizará sistema israelense de gestão do sistema de água (Foto: Divulgação)
Operador do Centro de Controle Operacional utilizará sistema israelense de gestão do sistema de água (Foto: Divulgação)

Integrante da Aegea (Companhia de Saneamento do Grupo Equipav), a Águas Guariroba vai investir R$ 2 milhões para trazer de Israel o sistema de TaKaDu, que permite monitorar em tempo real problemas na rede de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos. A empresa será a primeira a adotar o mecanismo no Brasil. Depois, outros 30 municípios deverão adotar o sistema.

“Atuamos hoje em sete países. O Brasil será o oitavo e escolhemos trabalhar com as empresas da Aegea porque é a companhia que mais está buscando eficiência em água no País”, destacou o vice-presidente de marketing e vendas da empresa TaKaDu, Moshe Tamir, de Israel.

O sistema permitirá que os técnicos da Águas Guariroba visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saber sua localização no mapa da cidade.

O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Campo Grande, segundo a concessionária, já conta com um dos mais baixos índices de perdas de água no Brasil. Na Capital, em 2013, perdeu-se de cerca de 20%, enquanto a média nacional é de 38,8%. Um dos objetivos do uso da nova tecnologia é fazer com que os números caiam ainda mais.

Com a redução de perdas de água, a concessionária contribui para preservar os recursos hídricos, diminuindo a necessidade de captar água da natureza para abastecer a população. Também reduz o consumo de energia elétrica. Para os consumidores, o resultado é a melhoria da qualidade dos serviços, com redução de vazamentos e faltas de água por manutenção.

Nos siga no Google Notícias