ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Alegando impacto ambiental, vereador entra com ação no MPE para barrar lanchódromo

Paula Maciulevicius | 25/08/2011 16:25

Parlamentar defende que o Horto deve ser visto como estrutura de apoio à sustentabilidade

Alegando impacto ambiental, o vereador Alex (PT) acionou o MPE (Ministério Público Estadual) para tentar barrar a instalação do "lanchódromo" no Horto Florestal. Segundo o parlamentar, a transferêncai dos dogueiros para o espaço vai contra as leis e condições de sustentabilidade.

“É óbvio que as pessoas que trabalham nesses trailers devam receber da prefeitura uma nova e adequada destinação. O problema é que eles não ouviram a população que utiliza o Horto e muito menos as milhares de famílias que moram no seu entorno”, argumenta.

Na ação, o vereador argumenta que desde 1956 o parque tem como objetivo central a preservação ambiental, sendo uma importante reserva vegetal, que produziam várias espécies de mudas de árvores para a arborização de Campo Grande e de outras cidades.

O parlamentar defende que o parque não pode ser visto como atração turística e sim como estrutura de apoio à sustentabilidade e de bem-estar das pessoas.

Reforçando o impacto ambiental, o Horto está posicionado como um lugar estratégico do ecossistema urbano, onde existem dois braços de córregos que se juntam ali para dar origem a um rio, o Anhanduizinho.

No aspecto legal, a representação do vereador cita dispositivos constitucionais e jurídicos que estão sendo ignorados com a construção do lanchódromo no Parque Florestal.

Ainda na legislação municipal, Alex argumenta que a Lei Orgânica Municipal, aponta como obrigação da prefeitura a promoção, preservação e a restauração de ambientes cuja integridade é garantida pelas constituições Federal e Estadual, a exemplo das áreas cobertas de vegetação nativa que protegem cursos d’água e nascentes.

E cabe ao município exigir estudo prévio de impacto ambiental para qualquer obra que possa causar significativa degradação do meio ambiente.

“A lei fala em estudo prévio do impacto ambiental, o qual, até o presente momento, não foi realizado, já que além de possuir exemplares da flora da região, o Horto guarda também a nascente de um rio”, pontuou Alex.

Nos siga no Google Notícias