ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Alívio mais do que esperado para o intenso calor, quinta amanhece com chuva

Paula Maciulevicius | 01/11/2012 06:12
Chuva chegou no início da manhã. (Foto: Simão Nogueira)
Chuva chegou no início da manhã. (Foto: Simão Nogueira)

A manhã surgiu com chuva na Capital e a temperatura já parece ter cedido um pouco. Segundo registro da estação meteorológica da Base Aérea, chove há aproximadamente 30 minutos. A temperatura máxima da madrugada foi de 27°C às 3h da manhã.

Com a chuva que já começa a cair, os termômetros deram uma ligeira queda e marcam agora 23°C.

Na Capital, as temperaturas chegaram aos 38°C mas com a sensação de estar dos termômetros mais próximos dos 40°C.

Uma das explicações para o forte calor está bem distante de Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este ano, as águas do oceano Atlântico Norte estão mais quentes e influenciaram na diminuição das chuvas.

No período entre o fim de outubro e o começo de novembro costuma ter temperaturas altas, mas que são aliviadas pelas chuvas no meio tarde. Com a água do oceano mais quente, não chove e essa umidade não consegue se aproximar das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e trazer as chuvas que poderiam amenizar as temperaturas.

Com o enfraquecimento dos ventos acima dos 5 mil metros, as frentes frias não conseguem avançar. Esse ar mais quente cria uma espécie de “tampão” que impede a vinda da chuva em grande quantidade.

Como o Inmet previa, as temperaturas devem sofrer uma leve diminuição hoje, com possibilidade de pancadas de chuva também pela tarde.

Nos siga no Google Notícias