ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Altas temperaturas e baixa umidade elevam ocorrências junto ao Samu

Renan Nucci | 14/10/2014 13:50
Temperatura alta tem batido recorde na Capital. (Foto: Marcos Ermínio)
Temperatura alta tem batido recorde na Capital. (Foto: Marcos Ermínio)

As altas temperaturas têm elevado de 15% a 20% o número de ocorrências junto ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande, afirma o médico Eduardo Cury, coordenador da instituição. Casos de faringite, rinofaringite, sinusite e rinossinusite, entre outras doenças respiratórias, são comuns em decorrência do forte calor e da baixa umidade relativa do ar.

Ontem (13), o meteorologista Natálio Abrão Filho, do Centro Meteorológico da Uniderp/Anhanguera, afirmou que a temperatura quebrou recorde na Capital, atingindo a marca dos 40 graus, com umidade relativa de 13% e sensação térmica de 45 graus. Nunca havia feito tanto calor assim desde 2001, quando os termômetros chegaram ao máximo de 39 graus na Cidade Morena.

A previsão do portal Clima Tempo aponta para hoje e o restante da semana, temperaturas que podem chegar aos 39 graus, sem ocorrências de chuva até sexta-feira (17). No sábado (18), é possível que haja precipitações à tarde ou à noite.

Diante deste cenário, o médico do Samu alerta para cuidados básicos como hidratação constante, principalmente para crianças e idosos. “Nesta época do ano crianças e idosos sofrem mais com o calor. Além dos organismos um pouco mais sensíveis, estas pessoas também se esquecem de se manterem hidratados, o que pode resultar em doenças respiratórias. As famílias precisam estar atentas”, explicou.

Além destes cuidados, também é importante alimentar-se bem com frutas e comidas leves, evitar praticar exercícios em exposição direta ao sol e sem a possibilidade de hidratação adequada, usar roupas leves, fugir do sol e, para quem sente dificuldades para dormir, um banho frio antes de ir para a cama pode ajudar.

Nos siga no Google Notícias