ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Alunos da 5ª série se formam no Proerd e dão lições sobre prevenção das drogas

Paula Vitorino | 29/06/2011 10:30

Mais de mil alunos se formam hoje em projeto que orienta sobre segurança e drogas

Alunos da escola municipal participaram de formatura do Proerd nesta manhã. (Fotos: Marcelo Victor)
Alunos da escola municipal participaram de formatura do Proerd nesta manhã. (Fotos: Marcelo Victor)

“Ficar longe das drogas porque ela faz mal para o nosso corpo”. Essa foi uma das lições aprendidas por mais de mil alunos de escolas municipais que participaram durante todo este primeiro semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Durante a formatura dos alunos no Programa, nesta manhã, as crianças da quinta série tinham na ponta da língua os ensinamentos e garantiram que os professores – como são chamados os policiais militares – e o Proerd vão fazer falta.

“Se fosse até o fim do ano seria mais legal”, afirma Adelino de Abreu, de 10 anos.

Outro ponto em comum entre as crianças é o desejo de levar os ensinamentos para outras pessoas, como familiares e amigos. “Ensinei tudo que aprendi para o meu irmão de 12 anos. Acho que agora vamos poder ajudar outras pessoas, explicando o que o professor me ensinou”, garante Maressa Mendes Martins, de 10 anos.

E de acordo com o coronel Oscar Rodrigues, esse é um dos principais objetivos do Programa, multiplicar as informações aprendidas para as pessoas próximas.

“Em 14 anos de Proerd já formamos mais de 150 mil alunos, mas o número de pessoas que receberam as informações é muito maior porque eles repassam o que aprenderam para a comunidade”, explica.

Rodrigues ressalta que o Programa é voltado para três missões: prevenção as drogas, segurança na escola e aproximar o policial da comunidade.

“Se a comunidade confia no policial vamos poder ajudar muito mais, sabendo dos problemas daquele local. Já percebemos que em comunidades de escolas que já participaram refletiram bons resultados”, diz.

Alexandre conta que aprendeu no projeto os efeitos das drogas no corpo.
Alexandre conta que aprendeu no projeto os efeitos das drogas no corpo.

Lições dos pequenos - As amigas Maressa e Nathalia Batista, de 10 anos, ensinam que a droga é perigosa e causa vício.

“Você fica viciada na droga só de experimentar uma vez. É uma coisa muito ruim”, alertam.

Elas também acreditam que se não tivessem participado do Programa estariam mais vulneráveis ao contato com drogas, bebidas, cigarros, entre outros vícios.

“A gente não ia aprende e não ia sabe porque faz mal. Podia um dia acontecer de experimentarmos”, diz Nathalia.

Já o garoto Douglas de Jesus, de 10 anos, explica que fumar causa mal-hálito e outras conseqüências que não vão fazer bem no futuro.

“Se você fuma vai afetar o desenvolvimento do seu corpo”, afirma.

O estudante Alexandre da Silva, de 10 anos, aprendeu com um vídeo os efeitos das drogas no pulmão. “A professora mostrou o pulmão da pessoa que fuma, preto, horrível”, diz.

O sargente Jaime Gonçalves conta que sua sobrinha "salvou" a vida do pai com os ensinamentos do Projeto.

"Ela levava as cartilhas para casa e ficava falando pro pai, aí meu cumpadre me confessou que teve de parar de fumar e beber. Ele tinha problemas de saúde, salvou a vida", diz.

Programa - A secretária da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Maria Cecília Amendola da Motta, explica que o Proerd previne e forma as crianças sobre as drogas e violência.

“Acreditamos que orientando desde pequeno a criança vai crescer consciente das questões sociais ao redor, como não revidar e provocar uma briga e aceitar algum tipo de droga. Ela vai repensar quando tiver que tomar alguma atitude em seu meio”, diz.

De acordo com a secretária, nesta quarta-feira (29) serão formados alunos de 35 escolas da Capital, em duas solenidades.

O Proerd é desenvolvido pela Semed em parceria com a Polícia Militar. Segundo o coronel Rodrigues, 12 Pms são dedicados exclusivamente para o projeto na Capital. Em todo o Estado são cerca de 70 policiais, presentes em 48 municípios.

“O policial na escola está fardado e, portanto, também garante a segurança do local”, diz.

Todos os policiais recebem treinamento para saber trabalhar com os alunos, de acordo com a faixa etária. O Programa é desenvolvido dentro das salas de aula.

No próximo semestre novas escolas irão participar do Proerd.

Nos siga no Google Notícias