ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Convênio permitirá que alunos da UCDB façam estágio nos institutos de perícia

Marco Antonio Brito | 12/09/2011 17:31

Termo de cooperação foi assinado hoje e primeiras vagas serão no Instituto de Análises Laboratoriais Forense

Secretário Wantuir Jacini, dirigentes da UCDB e alunas, durante a assinatura do Termo. (Foto: Divulgação)
Secretário Wantuir Jacini, dirigentes da UCDB e alunas, durante a assinatura do Termo. (Foto: Divulgação)

Um Termo de Cooperação Mútua, assinado hoje (12) entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Geral de Perícias, permitirá que acadêmicos dos cursos de Química, Biologia, Física, Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental realizem atividades curriculares (estágios) nos quatro institutos que integram o órgão. As primeiras vagas serão disponbilizadas no Instituto de Análises Laboratoriais Forense (IALF).

Durante a assinatura do termo, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, ressaltou a importância do convívio entre acadêmicos e profissionais da perícia. "Queremos com esse termo cooperativo trazer para os laboratórios a experiência dos alunos na universidade e levar para os alunos a experiência dos laboratórios através do estágio e quem sabe formar novos peritos e aprimorar os peritos já atuantes", disse.

A carga horáría dos estágios será de 15 a 40 horas semanais e os alunos serão supervisionados e orientados durante a execução de suas atividades. De acordo com o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Alberto Dias Terra, o convênio permitirá agregar conhecimento prático aos acadêmicos, que poderão conhecer toda a rotina de um perito e como lidar com alguns equipamentos de alta tecnologia intalados nos laboratórios no Estado. "Assim, quando se formarem, esses acadêmios estarão mais preparados para o mercado de trabalho”, destacou Dias.

Primeiras beneficiadas - Alexandra Souza Lima e Arianne Gomes da Silva Jeronymo, ambas do sexto semestre do curso de Biologia, serão as primeiras acadêmicas beneficiadas pela parceria, e ainda neste mês passam a estagiar no Instituto de Análises Laboratoriais Forense, responsável pela realização de exames periciais laboratoriais, relativos às infrações penais nas áreas de Biologia, Química, Bioquímica, Física e identificação relacionada à genética, toxicologia, dentre outras ciências correlatas da atividade forense.

Este é o segundo convênio firmado entre a Sejusp e a UCDB neste ano. A primeira parceria foi celebrada no dia 08 de agosto, através da Superintendência de Assistência Socieducativa (SAS), e prevê a realização de estágios supervisionados nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) e de Semiliberdade (Une) de Campo Grande.

Estiveram presentes na assinatura do termo, o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, padre José Marinoni; a diretora do IALF, Josemirtes S. Fonseca P. da Silva e a assessora jurídica da UCDB, Adriane Córdoba Severo.

Nos siga no Google Notícias