ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Amigos de manifestante preso não acreditam que jovem portava drogas

Evelyn Souza | 28/06/2013 08:36
Robson Luiz de Souza. (Foto: Arquivo Pessoal)
Robson Luiz de Souza. (Foto: Arquivo Pessoal)

Amigos do ator Eduardo Miranda Martins, de 28 anos, contestam a versão da Polícia de que o jovem estaria carregando drogas na mochila, no momento em que foi abordado, na última quinta-feira (20), durante manifestação.

Eduardo é acusado de tentar invadir a Câmara Municipal de Campo Grande e de estimular outros manifestantes a agirem com violência durante o protesto. Ele foi preso por volta das 20h50 de quinta-feira, em frente à Prefeitura e há uma semana está no presídio de Trânsito da Capital.

De acordo com o boletim de ocorrência, no momento da abordagem o ator portava 23 papelotes de cocaína e uma porção de maconha na mochila.

Para Vitor Hugo Samudio, organizador de um dos grupos de manifestantes, a prisão de Eduardo pegou todos de surpresa. “Eu estava no local, vi quando ele e outras pessoas tentaram entrar na Câmara, mas pela quantidade de pessoas presas e pela forma que isso está sendo levado, fico com dúvidas em relação às provas”, disse.

Vitor Hugo explica que conhece Eduardo do meio cultural e que o jovem tem uma história de vida triste. “Ele morava na rua, mas depois que entrou para o meio da arte começou a defender os projetos culturais. Poderia até estar portando algo para consumo próprio, mas tráfico, sinceramente, acho muito difícil”, conclui.

Na tarde dessa quinta-feira (27), um amigo do manifestante foi até o Presídio de Trânsito onde Eduardo está preso para deixar um colchão, um cobertor, bolachas e um sabão de barra. Mas devido ao horário, foi impedido de entrar.

Os pertences foram deixados na casa do ex-vereador, AthaydeNery que também conhece Dudu“Eu estava viajando quando isso aconteceu. Acho que exageraram nas prisões. Isso tem que ser apurado, tá esquisito”, disse Athayde.

A mãe de Eduardo segundo os amigos mora na região do Núcleo Industrial e ainda não sabia do acontecido. “Fui até a casa dela hoje no horário do almoço, mas ela não estava. Deixei recado com um vizinho”, disse um dos amigos que não quer ter o nome publicado.

Amigos também utilizaram as redes sociais para dizer que a prisão do jovem foi injusta e que não acreditam que ele portava drogas no momento da prisão.

Além de Eduardo que está no Presídio de Trânsito desde a segunda-feira (24). André Luiz Silva Costa, de 30 anos também continua no presídio. Os outros manifestantes  foram liberados após pagamento de fiança.

Assustado com a dimensão do caso, o sociólogo Robson Luiz de Souza, de 30 anos, que também foi preso durante manifestação, procurou o Campo Grande News. Ele conta que foi preso na sexta-feira (21), depois que estacionou o carro na Avenida Afonso Pena, na esquina com a Rua Bahia, para tirar fotos de policiais que estavam revistando três jovens.

“Eu vi eles prendendo os meninos. Quando cheguei perto e perguntei porque eles estavam fazendo aquilo, eles jogaram gás lacrimogêneo e começaram a atirar com balas de borracha. Fui atingido por dois disparos, um na perna e outro no pé”, conta o jovem que ficou com o dedo quebrado.

Robson disse que estava com a namorada e com um casal de amigos no momento. “ Eu só fui na concentração na Praça do Rádio, depois fui pra casa da minha namorada. Acabei voltando mais tarde para a Câmara Municipal, quando me avisaram que estavam tentando invadir o prédio", explica Robson.

O sociólogo disse que estacionou o carro na Afonso pena para seguir a pé até a Praça do Rádio, quando viu os jovens sendo presos e resolver tirar as fotos. "Eu fui foi levado para a Depac do centro e depois de uma hora, fui para o hospital. Me liberaram por volta das 3h de sábado", conta. 

Quando questionado sobre o que viveu nos dias de manifesto, ele respondeu. "Sofri excesso de violência da Polícia naquela noite. Atiraram uma bomba de gás perto de mim e levei dois tiros de borracha. Fiquei com um dedo quebrado e com uma perna ferida”, concluiu o jovem que agora responderá por Dano Contra o Patrimônio Público, Desacato e Resistência a Prisão”.

Nos siga no Google Notícias